Veja a galeria e descubra os conselhos de pessoas centenárias para ter uma vida saudável e chegar aos 100 anos!
Alongue-se
Quem o sugere é Tao Porchon-Lynch, a instrutora de yoga mais velha do mundo. Tao pratica yoga há mais de 40 anos e acredita que o segredo para a sua longevidade é são os alongamentos.
"A maior parte dos adultos que eu trato têm uma rotina de exercício físico e os alongamentos são parte disso", afirma Tanya Gure, médica de medicina interna. "Os alongamentos contribuem para a mobilidade e reduzem o risco de quedas".
Saia de casa
Pode ser tentador ficar cada vez mais tempo em casa, è medida que envelhece, ficando física e socialmente mais isolada. Mas, de acordo com um estudo da revista científica Journal of the American Geriatrics Society, manter-se ativa e sair de casa cria mais oportunidades de contacto social e isso aumenta a longevidade.
Não fume
Uma das formas mais simples de aumentar as probabilidades de viver mais? Não fumar. De facto, várias pesquisas apontam mesmo para o facto de que, quem fuma, tende a viver menos 10 anos do que os não fumadores, além de todos os problemas de saúde inerentes.
Mantenha-se positiva
Quem tem uma atitude positiva para com a vida tende a ter um sentido de humor mais apurado e essas características podem, efetivamente, significar mais anos de vida.
Tenha fé
Duranord Veillard, que viveu até aos 111 anos afirmou numa entrevista que a chave para a sua longevidade era a fé que tinha em Deus. Para Duranord, foi essa fé que permitiu que fosse sempre saudável e essa ideia pode até ter fundamento científico.
Um estudo publicado na revista International Psychogeriatrics estudou pessoas entre os 90 e os 101 anos e chegou à conclusão de que a fé tinha, de facto, um papel importante, na longevidade. Sentir-se parte de algo pode ter um impacto tremendo.
Evite salta o pequeno-almoço
O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e é fundamental que não deixe de comer logo pela manhã. É esta a refeição que lhe vai dar energia para aguentar o dia que tem pela frente, além de ajudar a manter um peso saudável.
Evite o stress
Sim, sabemos que é praticamente impossível com o ritmo de vida de hoje. Mas, a tensão e o stress vão causar-lhe rugas e podem prejudicar a sua saúde, colocando o seu sistema imunitário em risco.
Seja mais sociável
Algumas pesquisas já mostraram que pessoas com conexões sociais mais fortes têm uma taxa de mortalidade menor, quando comparadas com pessoas com uma vida social menos intensa. Os seres humanos são sociais, pelo que a interação com outras pessoas é algo natural. A Dra. Friedman afirma ainda que tendemos a ser mais ativos fisicamente se tivermos relações próximas com familiares e amigos.
Coma feijão
Se há algo que deve mesmo incluir na sua dieta são os feijões. Estes alimentos são ricos em fibra, proteína e hidratos de carbono complexos. São quase vistos como alimentos mágicos e podem mesmo ser vistos como o segredo da longevidade.
Coma mais vegetais
Lessie Brown, uma norte-americana que viveu até aos 114 anos tinha o hábito de comer uma batata-doce por dia, um hábito ao qual a família atribui a sua longevidade. Christina Kislak Wahala, também dos EUA, acredita que o segredo para chegar aos 101 anos é a quantidade de frutas, vegetais e bagas que ingere.
Os vegetais são uma boa opção, especialmente porque as zonas onde as pessoas mais vivem são conhecidas por ter dietas baseadas em cerca de 80% em plantas. Mais plantas significa menos colesterol, uma dose saudável de fibra, antioxidantes e nutrientes que mantêm o organismo saudável.
Seja proativa
Ir regularmente ao médico, vacinar-se e fazer análises ajuda a garantir que a sua saúde está em ordem. Isso vai dar-lhe mais segurança e ajudá-la a viver durante mais tempo saudável.
Mova-se
Downing Kay, aos 111 anos ainda se mantém ativa e não dispensa uma boa aula de Zumba. Susana Friedman afirma mesmo que quem "vive mais é quem pratica mais exercício ao longo da vida". Isto, porque alguns problemas surgem precisamente devido ao sedentarismo, o que aumenta o risco de doenças crónicas.
Faça voluntariado
Fazer voluntariado pode ajudar as pessoas mais velhas a viverem melhor. Estas pessoas têm muita experiência e conhecimento, pelo que usar as suas características e capacidades em prol dos outros é bastante positivo para todos.
Use e abuse dos frutos secos
Os frutos secos têm vindo a ser os melhores amigos das dietas e são também ótimos para ajudar a viver mais anos. Um estudo de 2001 publicado na revista científica Journal of the American Medical Association concluiu que incorporar frutos secos na alimentação ajuda a aumentar a esperança de vida entre um ano e meio a dois anos e meio.
Quer viver até aos 100 anos? A probabilidade de o conseguir são mais elevadas do que aquilo que pensa. De facto, cada vez mais pessoas por todo o mundo estão a tornar-se centenárias. De acordo com uma pesquisa do Pew Reserach Center, em 2050 espera-se que o número de pessoas com mais de cem anos seja oito vezes superior ao de hoje.
Mas, soprar 100 velas no bolo de aniversário não se trata apenas de ganhar a lotaria dos genes. “Cerca de dois terços da longevidade está sob o seu controlo”, explica Susan Friedman, médica geriatra. Na verdade, trata-se de fazer as escolhas certas e mais saudáveis possíveis. Mudanças no estilo de vida fazem não só “a diferença em termos de longevidade, mas também em termos das suas capacidades funcionais”, continua a especialista. Por outras palavras, é possível que se sinta cada vez melhor à medida que envelhece.
Manual de instruções para uma vida saudável?
Não, não existe nenhum manual de instruções para ter uma vida mais saudável que lhe garanta que chega aos três dígitos. No entanto, existem alguns hábitos que pode adotar que podem aumentar as probabilidades de viver durante mais tempo.
Veja a galeria e descubra os conselhos de pessoas centenárias para ter uma vida saudável e chegar aos 100 anos!