Menu
Inicio Uncategorized Vitamina D, de Definição

Vitamina D, de Definição

Quem desconhecia a existência da Vitamina D, passou a perceber a sua importância quando a Covid-19 chegou às nossas vidas.

Mafalda Almeida
vitamina D

Quem desconhecia a existência da Vitamina D, passou a perceber a sua importância quando o Covid 19 chegou às nossas vidas. Esta vitamina é produzida no nosso organismo através da exposição ao sol (e não só), e proporciona-nos uma maior sensação de bem-estar físico e mental, para além de outros benefícios.

Não sendo eu uma profissional na medicina, o foco desta minha crónica será outro. Utilizo bastantes metáforas nas formações e sessões de Coaching que desenvolvo, e hoje gostava de lhe pedir que olhasse para a vitamina D como representação da necessidade humana de
DEFINIÇÃO.

Uma das várias teorias relativas às necessidades do ser-humano fala na necessidade de “certeza”, de conforto. Gostava de comparar esta necessidade ao impulso pela procura por DEFINIÇÃO.

Pense comigo: serão com certeza bastantes as pessoas que procuram foco, clareza, orientação nas suas vidas. Aquela luz que por vezes nos mostra o caminho que nos parece desafiante à partida. O “problema” é que muitas vezes essa luz não existe, ou está a apontar para o lado errado. É aqui, sem o rumo que procuramos, que nos sentimos desorientados, tristes, melancólicos, deprimidos. Precisamos urgentemente de um boost de Vitamina D nas nossas vidas.

Embora não gostemos de sair da nossa zona de conforto, o oposto também é válido: precisamos de definir o que queremos para nós no futuro, precisamos de perceber quais são as nossas intenções neste mundo. Definir caminhos, definir objectivos. Trazer os nossos sonhos para o papel, e daí, trabalhar rumo a uma maior definição do nosso plano acção que nos ajude a obter um futuro mais feliz.

Gostaria, no final desta crónica, que olhasse para si como sendo a prova viva de que existe, sim, uma luz que nos ajuda a conseguir maior definição nas nossas vidas. Essa luz somos nós mesmas.

Embora muitas vezes não tenhamos consciência disso, a resposta para os nossos desafios já se encontra em nós. Basta, na maioria das vezes, fazermos a pergunta certa, e confiar que a nossa própria capacidade (luz) nos ajudará na definição que procuramos. Nós somos a nossa maior fonte de Vitamina D (neste contexto de desenvolvimento pessoal).

Faz sentido para si? Conte-me tudo, estou por aqui!

Brand Story