Menu
Inicio Saúde Este vírus comum pode ter efeitos no aparecimento de Alzheimer

Este vírus comum pode ter efeitos no aparecimento de Alzheimer

Sistema imunitário parece ter papel crucial.

Este vírus comum pode ter efeitos no aparecimento de Alzheimer

Uma nova investigação defende que alguns vírus comuns podem estar envolvidos no aparecimento e progressão da doença de Alzheimer.

Trata-se, particularmente, de dois tipos de herpes que afetam a maioria das pessoas quando estas ainda são crianças, mantendo-se adormecidos durante vários anos.

A pesquisa, publicada na revista cientifica Neuron, descobriu que estes vírus interagem com os genes ligados à doença e desempenham um papel no desenvolvimento e progressão da mesma.

Ainda que tenha ficado claro que nenhum destes vírus é responsável por causar a doença degenerativa, a investigação sugere que ambos são capazes de despoletar uma resposta no sistema imunitário que poderá aumentar a acumulação de amiloide, uma proteína presente no cérebro humano que forma uma espécie de placas no cérebro, comuns nos portadores de Alzheimer.

O papel dos vírus na doença de Alzheimer

“Estes vírus são, muito provavelmente, elementos significativos na condução do sistema imunitário no Alzheimer”, explica Joel Dudley, autor sénior do estudo, ao New York Times. “Consideramos que atuam como uma espécie de gás incendiário, nas chamas de uma patologia que nos parece estar intimamente ligada ao sistema imunitário”, conclui.

Apesar da forte ligação da doença aos vírus do herpes, este não é o único tipo de infeção que despoleta uma reação no sistema imunitário do cérebro. Os especialistas revelam que o mesmo acontece na presença de bactérias, parasitas e outros micróbios.

Ainda assim, os resultados desta investigação, provenientes da análise a mais de 900 cérebros humanos de quatro bancos neurológicos diferentes, poderão alterar a forma como a doença é tratada e diagnosticada, no futuro.

Brand Story