Menu
Inicio Beleza Sabia que o vinagre de maçã é bom para o seu cabelo?

Sabia que o vinagre de maçã é bom para o seu cabelo?

Conheça os benefícios e saiba como usá-lo.

vinagre de maçã para o cabelo

No que diz respeito ao cuidado do cabelo, há alguns ingredientes que são como super-heróis para os nossos fios capilares. Podem não ter todo o amor e atenção que merecem, mas vêm salvar-nos quando nos sentimos desesperadas. Um desses ingredientes é o vinagre de maçã.

Frequentemente ouvimos que o vinagre de maçã é uma opção para combater o inchaço ou para fazer um molho saudável para uma salada, mas este ingrediente é bom para utilizar quando está a ter um bad hair day.

O vinagre de maçã é bom para o cabelo porque é rico em vitaminas (C e B) e minerais, que são ótimos fortalecedores”, diz à WH dos Estados Unidos o cabeleireiro Andrew Fitzsimons. Mesmo que tenha um cheiro menos agradável, os seus benefícios superam muito mais o desconforto temporário do seu nariz.

Nos parágrafos abaixo, Fitzsimons explica o que é este ingrediente, porquê e como é que devemos usá-lo. Ora veja.

O que é vinagre de maçã?

Embora não seja o produto mais luxuoso de todos, o vinagre de maçã é feito a partir de sumo de maçã fermentado. Para obter o vinagre, o sumo das maçãs é combinado com a levedura que transforma os açúcares naturais em álcool. Isto é o que lhe dá aquele cheiro forte e sabor mais amargo.

Embora possa parecer que não tem nada a ver com cuidados capilares, na verdade está cheio de benefícios para o seu cabelo, como propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem ajudar a controlar a caspa e a livrar-se da acumulação de produtos indesejados.

O benefícios

Ajuda a equilibrar e a reparar o couro cabeludo

Se tem um couro cabeludo seco e irritado saiba que o vinagre de maçã pode ser bom para si. Fitzsimons diz que aplicar este ingrediente no cabelo durante o banho pode remover o acúmulo de produtos de tratamento e resíduos. “Uma vez que é ligeiramente ácido, equilibra o pH do couro cabeludo sem retirar os óleos naturais do próprio cabelo.

Fortalece o cabelo

Graças às vitaminas B e C, os fios do cabelo vão parecer mais fortes e, consequentemente, este vai parecer mais saudável. Além disso, ajuda a prevenir as pontas espigadas.

Reduz o efeito frisado e aumenta o brilho

De acordo com Fitzsimons, o vinagre de maçã reveste a cutícula que deixa o cabelo mais brilhante e suave. Isto é especialmente benéfico para os cabelos que têm tendência a frisar.

Ajuda a promover o crescimento saudável

Além de esfoliar o couro cabeludo, o vinagre de maçã ajuda a promover o crescimento de cabelo novo.

Para que tipo de cabelo é indicado?

Felizmente, este ingrediente mágico é ótimo para todos os tipos de cabelo. No entanto, pode ser extremamente benéfico para cabelos encaracolados, ondulados ou grossos. Pessoas com a pele sensível devem consultar um dermatologista antes de utilizar este ingrediente.

Passo a passo de como utilizar o vinagre de maçã

  1. Champô

A chave para qualquer tratamento capilar é começar com o cabelo limpo.

  1. Faça a sua mistura

Fitzsimons recomenda misturar 3 a 4 colheres de sopa de vinagre de maçã, não filtrado e 3 a 4 chávenas de água fria numa garrafa de spray. Então agite-o.

  1. Aplicar no cabelo

Aqui está a parte divertida. Pulverize esta solução em todo o seu cabelo — da raiz até às pontas e generosamente no couro cabeludo, também.

  1. Massaje o couro cabeludo

Uma vez aplicada a solução, use os dedos para massajar o couro cabeludo. Se este for seco ou se tiver comichão, dê ao seu couro cabeludo um pouco mais de amor.

  1. Aguarde e enxague

Após 5 minutos, enxague a solução e coloque champô e amaciador. E voilá!

Brand Story