Menu
Inicio Uncategorized Verão 2020: Keep it Simple (but not boring)

Verão 2020: Keep it Simple (but not boring)

Inês Santos Alves
Verão 2020: Keep it Simple (but not boring)

Por Inês Santos Alves, Instagram @ ineslisboncover

Apesar das estações já não viverem exatamente de “tendências da estação” porque estas se tornaram transversais aos vários meses do ano, e porque o futuro da moda é, cada vez mais, sustentável, logo privilegia a qualidade de vestir e a intemporalidade, num género de classic legacy… é verdade que sim ainda podemos apontar algumas tendências para este verão. Mas é provável que elas nos acompanhem daqui em diante…

A preocupação ambiental chegou à moda e, como tal, importa fazer durar e só dura aquilo que permanece inalterável durante algum tempo, os clássicos! (pois). É o regresso do guarda-roupa minimal, dos looks monocromáticos, de linhas clean, de materiais soft, que respeitam o planeta na sua produção.

Voltamos à moda real (boa, boa, boa) e entram por isso no nosso armário escolhas mais simples, mais práticas, mas nem por isso enfadonhas!

É o regresso óbvio da camisa branca – sendo que para algumas de nós ela sempre existiu na nossa vida para nos salvar dos dias em que nada havia para vestir! Ou da camisa azul, clássica. Dos fatos, todo o tipo de fatos desde que ligeiramente oversized. Dos top tanks, que agora podem ser também em versão body tops ou soutiens – tão pequenos e justos que por esse motivo justificam o nome (aquela ideia de levar a lingerie para rua, mas atenção!, desta vez é uma lingerie clean, prática, quase desportiva).

Novidade para as bermudas shorts – que podem ser largas ou justas, aproximando-se dos já vistos biker shorts. Funcionam em fato ou em separado, mas funcionam para quem tenha uma perna magra! As mais baixas com perna redondinha é melhor repensar porque o fit pode não favorecer… (just saying).

Novidade também para o decote que exige que se mostre pescoço e ombros! (muito ombro).

Voltamos ao little black dress e eis que surge aquilo que eu chamaria de super white dress! É um vestido longo, em material leve, se possível que revela… ombro! (lembrem-se: muito ombro para verão 2020!).

Na cor, arriscamos em cores que nos lembrem os sunsets de verão: laranja, rosa, amarelo. E como a moda não é estática, e requer sempre um olhar crítico, criativo, uma análise entre passado e presente para visualizar o futuro… existem ferramentas que nos permitem compreendê-la melhor. Para quem pretende, por exemplo, seguir um percurso na área da moda ou na comunicação de moda, ou simplesmente adquirir competências em styling e produção de moda, poderá consultar a nova pós-graduação que integra o plano formativo da Universidade Autónoma de Lisboa, coordenada por Catarina Rito. Informações no site da Universidade (academy.autonoma.pt).

Brand Story