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Venus Williams diz seguir uma dieta Chegan. Mas o que é?

A irmã de Serena Williams é como todos os seres humanos – com gostos e ‘deslizes’ na dieta. A solução? Faz “batota” na dieta.

Venus Williams

Não é exagero dizer que Venus Williams – irmã de Serena Williams -, que se tornou uma tenista profissional aos 14 anos, mudou a cara do desporto – e não vai desacelerar tão cedo.

Agora com 40 anos, a campeã de ténis e empresária (que tem sete títulos no torneio Grand Slam e duas empresas no seu currículo) continua a ter um desempenho de elite em todas as frentes. Atualmente, Venus Williams coloca a maior parte da sua energia na própria marca de roupa desportiva, EleVen. Visa capacitar as mulheres a arrasar dentro e fora de linhas.

Mas de que forma a Venus mantém um ritmo tão ativo? A tenista afirma que grande parte do seu segredo consiste na dieta que faz.

“Comecei a comer alimentos crus e veganos por razões de saúde”, disse à edição americana da Women’s Health. “Eu precisava de abastecer o meu corpo da melhor maneira possível.” (A atleta já referiu que sofria de síndrome de Sjogren, uma doença autoimune rara cujos sintomas são fadiga, dores nos músculos e nas articulações). “Saber a importância da minha dieta mantém-me no caminho certo”, revela.

No entanto, Venus deixa espaço para um pouco de flexibilidade: “eu tento fazer a maioria das minhas refeições cruas e veganas, mas eu sou humana e às vezes faço batota. Eu digo que sou um ‘chegan’ porque, por vezes, sou conhecida por me desviar da dieta”.

Aqui está exatamente o que a lenda do ténis come para se manter ativa nos treinos empreendimentos.

Pequeno-almoço

Para Venus, as manhãs são focadas no treino. “Eu não sou uma pessoa matinal ou uma grande apreciadora do pequeno-almoço”, referiu à Women’s Health. “Eu preciso de um pouco de combustível para me mexer, mas acho difícil fazer uma grande refeição assim que acordo. Então, geralmente, como algo leve como fruta ou um batido de proteína”.

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Almoço

Como o calendário de Venus costuma ficar lotado durante o dia, ela muda o seu almoço conforme necessário, muitas vezes optando por refeições móveis como smoothies, quando o tempo está apertado. “Dependendo de quanto tempo tenho para o almoço e de como está a minha agenda, o almoço pode variar de batata-doce com arroz a um smoothie verde”, explica a tenista.

“Comer faz parte do meu trabalho quando estou a competir e por isso asseguro-me de obter algumas proteínas e hidratos de carbono. Depois de um jogo, normalmente, bebo um batido de proteína com leite vegetal e proteína em pó e depois como uma refeição mais composta”.

Lanches

Os lanches também ajudam Venus (e muito!) a superar os dias agitados: “estou sempre a correr entre reuniões para a EleVen ou telefonemas para a minha empresa de design, V Starr, então estou sempre à procura de pequenas coisas que sejam fáceis de trazer em movimento”, explica.

“As barritas da Clif Bars são ótimas para quando estou muito ocupada; elas são pequenas, mas enchem-me rapidamente”. (Venus é atleta patrocinada pela Clif Bar, mas é fã desde muito antes do acordo).

Se assim não for, a empresária faz lanches com verduras e vegetais. “Vão sempre encontrar-me a comer snacks de couve nas reuniões”, diz, acrescentando que “sumos verdes e smoothies – e batidos de proteína, se estou a vir direta de um treino – também são os meus preferidos. Preciso de alimentos que sejam saborosos e convenientes, mas ainda assim que me façam continuar, independentemente de estar no treino ou numa reunião”.

Jantar

À noite, Venus costuma comer uma salada. “Para o jantar, adoro as saladas Caesar veganas porque são muito fáceis de fazer”, revela. “Posso preparar tudo rapidamente, esteja em casa ou num quarto de hotel durante um torneio”.

Sobremesa

O gosto por doces da tenista pode rivalizar com a sua dieta. Mas ela encontrou formas saudáveis ​​para satisfazer o desejo. “Quando estou a treinar eu tento controlar-me, mas às vezes uma rapariga só precisa de um donut!”, afirma. “Descobri que é mais fácil conter esses desejos ao encontrar alimentos que ainda sejam doces, mas também saudáveis, como um sumo ou um smoothie”.

Um de seus smoothies favoritos, um “Green-Colada”. É feito com ananás, leite de coco, óleo de coco, um pouco de baunilha e couve. “Às vezes eu divirto-me e coloco um pouco de rum ou espumante por cima”.

O melhor modo de comer de Venus: “é tudo uma questão de moderação. A vida é muito curta para não amar o que comemos”.

Artigo via Women’s Health Estados Unidos.

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