Menu
Inicio Saúde Demasiado calor? Nem pense em ligar a ventoinha…

Demasiado calor? Nem pense em ligar a ventoinha…

Com as temperaturas a subir novamente esta semana, comprar uma ventoinha pode ser uma tentação. No entanto, pode não ser uma boa ideia, especialmente do ponto de vista da saúde.

Apesar de os riscos do uso do ar condicionado serem conhecidos, as ventoinhas passam a imagem de segurança, mas pode não ser bem assim. Em qualquer um dos casos deve optar por não deixar os aparelhos ligados durante toda a noite, sendo que com o ar condicionado é mais fácil de regular, dado que basta programar o temporizador.

 

Porque é que não deve dormir com a ventoinha ligada

Apesar de a ventoinha permitir a circulação do ar, tornando o ambiente mais fresco, esse ar transporta poeiras prejudiciais à saúde. Este facto é especialmente relevante se sofre de asma ou de algum tipo de alergia.

A ventoinha, através da circulação permanente do ar, faz com que as vias respiratórias fiquem mais secas. Isto tanto pode acontecer com o nariz ou com a boca, caso durma de boca aberta. Os efeitos nefastos de se sentir mais fresca continuam e chegam mesmo à secura ocular e esta é uma questão que deve ter especialmente em consideração, ora se usa lentes de contacto durante a noite, ora se trabalha de lentes e com a ventoinha muito perto do rosto.

A secura destas partes do corpo pode promover a produção, em excesso, de muco causando a sensação de congestão nasal. Como se não bastasse, a ventoinha pode causar ainda cãibras e rigidez muscular, tal como o ar condicionado. Isto deve-se ao facto de dormir com o ar frio virado diretamente para si e também de ter a fonte de ar demasiado perto do corpo.

 

Não, não precisa de abdicar da ventoinha ou do ar condicionado

Apesar de fazer melhor à sua saúde dormir sem nenhum destes dois aparelhos, a verdade é que isso torna-se impossível nos dias mais quentes. Assim, para conseguir dormir melhor e sentir-se mais fresca, pode optar por não deixar os aparelhos ligados a noite toda, mantê-los longe do corpo e ainda garantir que os limpa regularmente para evitar a acumulação de poeiras. Para filtrar o ar, pode ainda comprar um aparelho que faça esse trabalho.

Se preferir alternativas mais saudáveis, pode tentar dormir com a janela aberta ou dormir fora dos lençóis, por cima da colcha.

 

Mais dicas para dormir bem? Clique nas imagens acima!

 


Leia Também

https://www.womenshealth.pt/saude/domingo-dormir-mal-dicas-combater/

Brand Story