Menu
Inicio Saúde Criada vagina biónica que promete mudar a vida das mulheres

Criada vagina biónica que promete mudar a vida das mulheres

vagina biónica

A ciência acaba de dar mais um passo em prol do bem-estar físico e emocional das mulheres ao criar uma vagina biónica. Trata-se de uma prótese vaginal para mulheres que nasçam sem vagina, que tenham sofrido mutilação genital ou que se tenham submetido a operações de mudança de sexo, desenvolvida pela Universidade Miguel Hernández (UMH) de Elche, em Espanha, foi premiada pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).

Criada com tecnologia 3D, esta prótese desenvolvida pela equipa multidisciplinar liderada pela ginecologista e professora María Isabel Acién vai permitir melhorar a qualidade de vida de muitas mulheres. O material de que é feita irá favorecer o crescimento de tecido na zona genital, sem necessidade de aplicar enxertos de pele às pacientes.

A investigadora María Isabel Acién já está em contacto com a organização não-governamental Amref Health Africa para que a invenção seja levada para aquele continente, onde entre 67% e 98% das mulheres, com idades compreendidas entre os 15 e 49 anos, sofrem mutilação genital.

A prótese, além de ser mais confortável para as mulheres, vai reduzir os períodos de espera nos hospitais e permitirá que as mulheres voltem a ter relações sexuais mais cedo.

Os investigadores da UMH, Miguel Sánchez e María Isabel Acién.

Leia também:

https://www.womenshealth.pt/sexo/pouco-sexo-leva-ao-encolher-da-vagina/

Brand Story