Menu
Inicio Saúde Usa produtos de higiene íntima? É melhor não voltar a fazê-lo

Usa produtos de higiene íntima? É melhor não voltar a fazê-lo

higiene íntima

Os produtos de higiene íntima têm um propósito muito claro: manter a parte mais sensível do corpo feminino limpa e cuidada. Mas, e se lhe dissermos que pode acontecer exatamente o oposto?

Segundo um recente estudo publicado na revista BMC Women’s Health, as mulheres que usam regularmente produtos de higiene íntima correm um risco maior de contrair infeções urinárias e vaginais.

Na prática, o uso de sabonete e gel íntimo está associado a um risco 3,5 vezes maior de infeção bacteriana e 2,5 vezes maior de infeção urinária.

Mas há mais riscos!

 

Produtos de higiene íntima. É melhor ter cautela

A higiene íntima é um dos cuidados diários que todas as mulheres devem ter, porém, sabe-se agora que os produtos supostamente destinados para esse fim podem trazer mais malefícios do que benefícios.

É também o caso dos toalhetes íntimos, que aumentam no dobro o risco de infeções urinárias. As infeções por fungos mostraram-se 2,5 vezes mais frequentes nas mulheres que usavam algum tipo de hidratante ou lubrificante vaginal.

Em causa pode estar algum tipo de desregulamento do pH vaginal causado por este tipo de produtos – que, na verdade, deveriam zelar pela estabilidade do pH. A presença de perfumes e químicos pode também contribuir.

O estudo foi levado a cabo pela Universidade de Guelph, no Canadá, analisou mais de mil mulheres e concluiu que água e sabão neutro é a combinação ideal e suficiente para limpar esta parte íntima do corpo feminino.

 

https://www.womenshealth.pt/saude/problema-saude-as-mulheres-jamais-devem-ignorar/

Brand Story