Menu
Inicio Saúde Unhas azuis? Saiba o porquê e o que fazer

Unhas azuis? Saiba o porquê e o que fazer

unhas azuis

A meteorologia em Portugal anda um tanto ou quanto estranha, mas o frio finalmente faz-se sentir em várias cidades de norte a sul do país. E são vários os sintomas que vêm à boleia da descida de temperatura. Nariz vermelho, pele demasiado seca, lábios gretados e… unhas e ponta dos dedos sem cor, ou azuladas.

É neste último ponto que nos focamos. Comecemos explicar que a mudança de cor nas unhas se deve ao frio. Com as baixas temperaturas, os vasos sanguíneos retraem-se e dificultam a passagem de oxigénio. Em condições normais, o oxigénio chegaria às várias temperaturas do corpo através dos glóbulos vermelhos.

Em vez disso, o sintoma pode também dever-se à produção em excesso de hemoglobinas no sangue. As responsáveis pelo transporte de oxigénio no sistema circulatório através dos glóbulos vermelhos.

 

Quando é caso de preocupação?

Se a cor normal das unhas regressar após as massajar e aquecer, então não há motivo de preocupação. Veja-o como resposta do próprio corpo que opta por proteger melhor os órgãos internos.

Mas se o problema persistir, poderá ser sinal de alguma anomalia que esteja a impedir a normal transmissão de oxigénio ao corpo. Nestes casos, é essencial que se esteja atento aos sintomas que surjam, pois podem indicar graves condições como asma, pneumonia ou excessiva produção de glóbulos vermelhos, por exemplo.

 


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/beleza/acne-celulite-queda-cabelo-alimentacao/

Brand Story