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Uma semana no prato 100% paleo

Paula Ruivo, vice-presidente da Associação Paleo XXI e blogger em Caramelo’s Kitchen, partilhou à Women’s Health aquilo que come durante uma semana.

“A Paleo XXI não defende um número fixo de refeições por dia e não cultiva o medo da gordura natural dos alimentos (a gordura é também fonte de energia)”, começa por explicar Paula Ruivo, vice-presidente desta associação.

A também autora do blog Caramelo’s Kitchen garante que “É possível integrar receitas de pão ou mesmo ‘doces’ adaptados ao modelo. O truque está na densidade nutricional e nas quantidades consumidas”. Assim, garante que até “algumas receitas tradicionais podem ser adaptadas com imaginação. A francesinha é uma das receitas que suscitam mais curiosidade no livro Cozinha Paleo XXI”.

A introdução leva a crer que, afinal, a alimentação paleo não é tão restritiva quanto muitos a fazem parecer. Ainda assim, “o recurso a lanches não é incentivado: se as refeições forem saciantes não há necessidade de passar o dia a promover o processo digestivo”. Quanto a alimentos não protagonistas deste regime inspirado no paleolítico, Paula Ruivo admite que “a fruta deve ser usada com moderação”. Além disso, “nunca recomendamos que lhe seja retirada a fibra (como nos sumos)”. Já os derivados do leite, são usados apenas de forma ocasional e, nestes casos, deve-se preferir as versões de leite gordo.

Resta saber como é um menu semanal desta dieta.

Segunda-feira

Pequeno-almoço: Omelete de espargos, cenoura e chouriço
Almoço: Migas de couve com pão paleo e lulas recheadas
Lanche: Torresmos
Jantar: Arroz de couve-flor e bifinhos com natas

Terça-feira

Pequeno-almoço: Crepes de coco com mirtilos
Almoço: Sala de alface, tomate e pepino com dourada grelhada e molho vinagrete + abacaxi
Jantar: Feijão-verde e cenoura cozidos com coelho estufado

Quarta-feira

Almoço: Esparregado de espinafres com mexilhão de tomatada
Lanche: Ovo cozido
Jantar: Brócolos cozidos com picanha grelhada e molho de manteiga

Quinta-feira

Pequeno-almoço:Pão paleo com presunto
Almoço: Sopa de cação
Lanche: Frutos secos
Jantar: Cogumelos e alho-francês salteados com frango na púcara

Sexta-feira

Pequeno-almoço:Café turbinado
Almoço: Francesinha paleo
Jantar: Sopa de peixe + bolo de chocolate (2 ingredientes)

Sábado

Pequeno-almoço:Panquecas de espinafres + kiwi
Almoço: Pão recheado com legumes no forno
Jantar: Pescada com legumes em papelotes + Mousse leve de manga

Domingo

Pequeno-almoço:Granola de pera com iogurte de ovelha
Almoço: Esparguete de curgete com salmão braseado
Jantar: Sopa de tomate com ovos escalfados + morangos

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