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Um treino semanal deste tipo dá-lhe anos de vida

Sim, qualquer exercício físico lhe dá saúde e consequentemente aumenta a esperança média de vida. Mas um estudo apontou este tipo em particular.

Uns adoram, outros odeiam. Mas a ciência diz que todos o devem praticar já que um treino destes por semana reduz o risco de morte prematura por diversas causas em 27%.

Falamos da corrida. E a conclusão advém de uma investigação bastante significativa já que contou com uma amostra de mais de 230.000 pessoas.

A revisão sistemática e analítica publicada no British Journal of Sports Medicine de que aqui se fala foca-se na análise direta a 14 diferentes estudos e tem como intuito confirmar que de facto a prática de corrida está associada à percentagem acima referida, bem como outras igualmente sugestivas. 27%, 30% e 23% são as percentagens de redução de risco de morte prematura, complicações cardiovasculares e mortalidade por cancro.

Mais motivos para correr?

Não se sinta ‘culpado’ por ter um ritmo de corrida demasiado lento ou por correr apenas curtas distâncias. Segundo a mesma investigação, os benefícios a nível da saúde são garantidos mesmo que não chegue às velocidades ou distâncias dos grandes atletas. Pelo contrário, a vantagem está sempre lá. Não depende da frequência semanal, duração de treino ou ritmo o que pressupõe que qualidade não é necessariamente qualidade.

De facto, correr apenas uma vez por semana, num treino de pelo menos 50 minutos ou velocidade abaixo dos 10km/hora (1km a cada seis minutos), garante benefícios de saúde tão bons ou melhores do que quem pratica em níveis mais elevados.´

Tais conclusões podem por isso ser motivadoras para quem não investe demasiado tempo em si próprio, a nível de treinos, mas não deve de todo desencorajar aqueles que já praticam corrida mais do que uma vez por semana.

Quer mais motivos? Correr ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora o sono, acelera o metabolismo e reduz o risco de cancro. Vamos calçar as sapatilhas?


Leia também:

Treino express: Os atalhos para ficar em forma já!

Artigo via Women’s Health

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