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Tem um mês para aprender a alongar o corpo

Tem força para treinar mas vê-se aflita para apertar os atacadores? Muitas de nós “trocamos” a flexibilidade em prol da força, mas o boom das aulas de stretching nos ginásios portugueses promete acabar com isso. A WH foi investigar por que um músculo flexível pode ser mais forte e deixar o seu corpo muito mais esbelto!

Tem um mês para aprender a alongar o corpo

Tal como tratar da roupa de treino ou usar a fita dentária antes de lavar os dentes, os alongamentos são daquelas coisas que sabemos que devemos fazer, mas não fazemos. Só que isso vai mudar. Há cada vez mais mulheres interessadas nas aulas de stretching (alongamentos) e, caso não saiba, uma simples sessão de alongamentos é o segredo para um corpo mais elegante.

Resultados incríveis

Por outras palavras, todo esse treino de força que insiste em fazer está a “matar” a sua flexibilidade… a não ser que comece a alongar. “Para um desportista, alongar é essencial”, alerta Ana Luís Martins.

“Enquanto que os alongamentos ativos-dinâmicos preparam os músculos e restantes estruturas para o esforço, já os alongamentos posturais diminuem as tensões musculares e favorecem o bem-estar. Quando usados corretamente, os alongamentos que retiram tensão muscular podem – desde que utilizados corretamente -, potenciar o treino”.

Mas tenha cuidado ao fazer alongamentos passivos antes do treino. “É que tornam os músculos menos preparados e ineficazes e, por isso, devem ser evitados”, alerta. Mas será que os alongamentos são assim tão diferentes das asanas do yoga? Sim. Ao contrário do yoga, onde o foco se mantém mais na sua respiração, aqui o importante são as vantagens físicas que vai obter ao deixar os músculos alongarem bem.

Mais exercício, mais alongamento

Aumentar a flexibilidade torna mais fácil realizar exercícios, tais como o agachamento e peso morto, além de reduzir as dores musculares no dia seguinte. Para tudo correr bem durante os alongamentos, “deve saber qual o ponto fixo a estabilizar no seu corpo e qual o ponto de alongamento. Alongar um músculo em si não serve de nada se as diferentes articulações envolvidas não estiverem bem posicionadas e as necessidades específicas não forem bem definidas.

E sim, a respiração correta é essencial para potenciar o alongamento”, avisa a instrutora de Pilates. E por último, assim que introduzir os alongamentos na sua rotina do dia-a-dia não abdique deles. Nunca mais. É que tal como qualquer outro tipo de treino, os alongamentos corretos aumentam a sua amplitude de movimento à medida que são usados regularmente. Só que essas (novas) amplitudes perdem-se rapidamente se deixar de alongar.

Para concluir, Nuno Silva, personal trainer no Holmes Place Academy Portugal, coloca uma última questão: “Sabe o que os gatos fazem quando acordam? Alongam. Só que as pessoas – infelizmente – perderam este hábito ao longo dos séculos. E na minha opinião, não deviam tê-lo feito. É que os benefícios são imensos”. Convencida? Então siga este plano de um mês que a vai deixar bem mais flexível. E em tempo recorde…

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