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Tudo o que precisa de saber sobre a carência de micronutrientes

Embora os micronutrientes estejam presentes no corpo humano em quantidades muito pequenas, a sua função é indispensável para o funcionamento do organismo

micronutrientes

Os micronutrientes desempenham um papel determinante na nossa saúde e bem-estar. Embora presentes no corpo humano em quantidades muito pequenas, a sua função é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.

“Os micronutrientes (vitaminas e minerais) são os reguladores do nosso organismo. São fundamentais para que os processos metabólicos que têm de acontecer diariamente no nosso corpo”, explicam as mentoras do projeto NutriAdvisers.

Segundo as nutricionistas Luísa Barros e Teresa Moreira, “quando estes micronutrientes estão em carência é natural que os processos metabólicos tenham dificuldade em acontecer. Por isso é que a perda de peso seja mais difícil”.

Como prevenir a carência de micronutrientes

Uma vez que “todas as vitaminas/minerais são fundamentais, é “fundamental” o consumo de alimentos que promovam a ingestão destes micronutrientes.

Legumes, hortaliças e frutas são as escolhas mais acertadas. E “para conseguirmos um bom aporte destes micronutrientes é importante consumir cinco porções de hortofrutícolas diariamente”.

“Na prática, comer sempre legumes nas refeições principais, de preferência na sopa e prato. Ainda, comer três peças de fruta ao longo do dia”, frisam.

 

Como detetar a carência de micronutrientes

O corpo humano reage de forma muito precisa à carência de vitaminas e minerais. Contudo, importa sempre consultar um médico para perceber com exatidão que micronutriente pode estar em falta.

Além da perda ou ganho de peso, a carência de micronutrientes “pode também relacionar-se com outros sintomas. Cansaço, fadiga, irritabilidade e dificuldades de concentração são alguns deles”.

“Falta de energia, perda de apetite, dores de cabeça, cãibras, gengivas e pálpebras esbranquiçadas e são outras consequências. Palidez, pele seca, cabelo fraco e unhas quebradiças são também resultados possíveis.

Para quem segue uma alimentação vegetariana ou vegan, as vitaminas do complexo B são, por vezes, as que mais desencadeiam episódios de carência.

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