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Tudo o que precisa de saber sobre a couve kale

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Provavelmente já ouviu uma ou outra característica desta interessante couve chamada kale. É rica em vários nutrientes, embora possa pregar-lhe uma partida de vez em quando.

Kale encaracolada

Este é o tipo de kale que mais facilmente encontra nos supermercados. As folhas são mais fortes que os outros tipos, por isso o ideal é massajá-las um pouco debaixo de água, caso as queira comer cruas. Em alternativa, pode picá-la num copo misturador para um batido de frutas rico em vitaminas. Incrível!

Kale tuscana

Também conhecida como couve dinossauro ou cavalo negro, este tipo de kale é identificado pela folha mais lisa e de tom meio azulado. É o tipo de couve ideal para fazer chips de kale. Também pode saltear para uma salada que peça mais do que umas folhas de espinafres e alface. Uma salada mais quente.

Domine os métodos

Estas simples dicas são capazes de deixar toda a família obcecada pelos pratos em que a couve kale é protagonista.

Prepare-a: Tire as folhas segurando a ponta do caule e puxando cada folha para baixo e para fora num só movimento.

Coma-a crua: Empilhe as folhas, enrole-as como se fosse um tapete e corte-as finamente. Misture 3 chávenas com folhas de kale picadas com 3 colheres de sopa com limão, 2 colheres de sopa com azeite e ¾ de colher de sopa com sal. Mexa por três minutos, até ficarem macias.

Salteie: Aqueça 2 colheres de sopa com azeite e 2 dentes de alho picados em lume médio por um minuto. Acrescente um punhado de folhas de kale (picadas e sem caule) e espalhe-o pela frigideira. Mexa até a couve murchar antes de acrescentar mais um punhado de kale. Tempere com sal e pimenta e salteie por três a quatro minutos, até ficar macio.

Torre-a: Misture um punhado de folhas kale (sem caule) com ¼ de chávena com azeite e 1/2 colher de sopa com sal e pimenta. Espalhe a kale sobre 2 folhas de papel vegetal e leve ao forno preaquecido a 180º até ficarem crocantes (cerca de 20 minutos).