Menu
Inicio Saúde Este truque vai torná-lo mais feliz e eficiente no trabalho

Este truque vai torná-lo mais feliz e eficiente no trabalho

Está na altura de parar, literalmente.

truque
truque

Uma nova investigação descobriu um truque simples para aumentar os níveis de felicidade e produtividade durante o horário de trabalho. É simples: parar.

De acordo com um novo estudo, fazer pequenas paragens ao longo do dia, para relaxar ou socializar, aumenta o ‘efeito positivo’ dos colaboradores. Ou seja, a energia e entusiasmo em relação ao trabalho. O resultado? Melhorias significativas na produtividade e performance.

A investigação foi realizada a um grupo de funcionários de um call center, a quem foi solicitada a realização de várias ‘micro paragens’ ao longo do horário de trabalho, durante o período de análise.

 

Paragens pequenas, resultados significativos

“As micro paragens não afetaram a performance de forma direta. O impacto foi antes indireto, através das emoções positivas que os funcionários experienciaram“. Assim explica YoungAh Park, coautor do estudo e professor assistente na Universidade de Ilinóis, EUA, à TIME.

Além de provocar emoções positivas, este tipo de pausa ajuda ainda a reduzir o stress o que, por sua vez, resultou em taxas mais baixas de emoções e estados de espíritos negativos no final do horário de trabalho.

 

O que é uma ‘micro paragem’?

De acordo com o autor do estudo, uma ‘micro paragem’ é “uma paragem pequena, totalmente voluntária, que os funcionários podem fazer quando quiserem”. Assim sendo, este tipo de paragens diferencia-se, por exemplo, da pausa para o almoço ou para uma reunião.

A investigação não especifica um intervalo temporal ideal para estas pausas. Os autores a deixam essa decisão a cargo dos funcionários (e do seu bom senso). O ideal, diz a equipa, é fazer este tipo de pausa em momentos de maior tensão ou cansaço.

Experimente parar para conversar com um colega, ouvir música ou apanhar um pouco de sol.
O resultado? Mais energia, concentração e melhor performance.

Ah! E uma outra investigação, realizada pela Universidade Baylor, descobriu que este tipo de pausas acaba por reduzir a frequência das dores de cabeça, cansaço dos olhos e dores nas costas.07

Brand Story