Menu
Inicio Saúde Três males comuns na vida da mulher e as várias formas de...

Três males comuns na vida da mulher e as várias formas de os resolver

O segredo está em agir.

Assim que o corpo dá os primeiros sinais de que algo não está bem, eis que toda uma ansiedade se apodera de nós até que todos os sintomas desapareçam.

Ao primeiro sinal de cãibras musculares

Ponha os pés no chão frio

A ciência já não tem dúvidas: colocar os pés em pisos com temperaturas baixas bloqueia as vias de dor dos músculos e reduz os espasmos nas coxas, gémeos e pés. E isto porque o estímulo da dor associada à cãibra e a sensação de frio fazem exatamente o mesmo caminho até ao cérebro e quanto mais frio o chão for, maior é a capacidade de bloquear a dor da cãibra.

Se isso não funcionar…
… aposte nos isotónicos
Uma vez que as cãibras podem aparecer por culpa dos baixos níveis de cálcio, magnésio e
potássio, a solução pode passar pela ingestão de isotónicos, como a água de coco ou a banana. Este fruto, conhecido pelos níveis de potássio, ajuda a relaxar os músculos.

Se isso não funcionar…
… alongue-se
Esticar a zona do corpo afetada pela cãibra pode ajudar a aliviar a dor, tal como uma pequena massagem localizada. Evitar estar demasiado tempo sentada ou com as pernas cruzadas também é uma forma de prevenção.

Ao primeiro sinal de dor de cabeça

Desconecte-se

O já chamado ‘pescoço de telemóvel’ é apenas uma das consequências do uso de smartphones. À boleia disso surge ainda a dor de cabeça, especialmente quando o smartphone é usado de forma continuada e maioritariamente à noite.

Se isso não funcionar…
… beba água
Publicado em 2011 na revista The Journal of Nutrition, um estudo mostrou que até uma ligeira desidratação é o suficiente para as mulheres sentirem dores de cabeça. A falta de água altera a circulação sanguínea e compromete o bom funcionamento do organismo.

Se isso não funcionar…
… faça pausas
Com as rotinas cada vez mais preenchidas e os empregos cada vez mais exigentes, são muitos os momentos que podem desencadear alguma tensão e até mesmo stress. E isso provoca dores de cabeça. Fazer pausas ao longo do dia, aproveitando para massajar a testa ou apanhar ar fresco, ajuda a aliviar a dor.

Se isso não funcionar…
… aposte nos remédios caseiros
Um estudo do Headache Care Center revela que colocar um pedaço de gengibre debaixo da língua durante um minuto e depois engoli-lo pode ser ‘remédio santo’ para acabar com a dor de cabeça. Nenhuma destas dicas resultou? Então o melhor é consultar um médico o quanto antes, pois a dor de cabeça pode estar a ser confundida com enxaqueca.

Ao primeiro sinal de irritação ‘lá em baixo’

Se for externa…
… mude de cuecas.
Uma vez que a zona genital é sensível a ambientes húmidos, nada como trocar as cuecas de tecido sintético por umas de algodão. Mas, além disso, importa também não usar pensos diariamente, pois não deixam a zona íntima respirar e esta fica mais propensa a fungos e bactérias indesejadas.

Se isso não funcionar…
… deixe de molho
A pele da vagina é mais sensível do que achamos e relações sexuais intensas ou as limpezas constantes fazem que a zona fique irritada. A solução pode passar por ter uma higiene íntima adequada – e sem produtos agressivos. Lave com água abundante!

Se isso não funcionar…
… aprenda a domar a situação
A sensação de comichão na zona genital é, muitas vezes, um dos primeiros sinais de infeção por fungos, por isso, o melhor é consultar um médico para atuar de forma célere com um medicamento.

Se isso não funcionar…
… faça um exame
Quando o desconforto vaginal se prolonga por vários dias, apenas a realização de análises clínicas poderá ajudar a perceber se a causa está nos fungos, nas bactérias ou em vírus. Não tenha vergonha de consultar um médico!

Se for interna…
… procure um médico
Se à comichão se alia a sensação de ardor e até mesmo alguma dor, pode estar perante uma infeção urinária (ou cistite). Neste tipo de casos, o tratamento pode passar pela toma de antibióticos, mas até à consulta com o médico aposte numa maior ingestão de água e numa alimentação equilibrada.

Brand Story