Menu
Inicio Perder Peso Use as hormonas a favor do treino. Assim…

Use as hormonas a favor do treino. Assim…

Oiça o seu corpo, entenda como funciona e use-o para tirar o máximo rendimento dos teus treinos diários através das flutuações de hormonas no organismo.

E se lhe disséssemos como otimizar o seu treino em função das suas hormonas? Ao longo do mês, os níveis hormonais têm variações, pelo que é normal que se sinta com mais ou menos disposição para treinar, com mais ou menos energia e até com mais ou menos tendência para comer alimentos que lhe fazem mal.

No entanto, tudo o que precisa é de saber entender os sinais que o seu corpo lhe dá e adequar as suas rotinas diárias a cada momento do seu ciclo menstrual. Nos primeiros dias do seu ciclo é fundamental que se mantenha ativa para evitar ter a sensação de cansaço e até debilidade.

É preciso movimentar-se e realizar exercícios curtos e pouco intensos. Isto fará com que liberte endorfinas, hormonas ligadas a uma maior sensação de bem-estar. De entre os desportos que mais libertam endorfinas estacam-se a natação e a caminhada. Se gosta mesmo de treino de ginásio, pode optar por fazer levantamento de pesos, mas leves.

O que comer? Opte por alimentos ricos em ómega 3 como o salmão ou os frutos secos e evite alimentos com muita gordura saturada.

Nos dias depois da menstruação, os seus níveis de estrogénio e testosterona aumentam e a sua sensibilidade à insulina também é maior. Assim, aproveite para exercitar com mais intensidade, dado que, nessa fase, vai recuperar mais rapidamente. Este é o momento exato para fazer agachamentos e fazer crescer os músculos. Além disso, pode ainda aumentar a ingestão de hidratos de carbono, porque vão traduzir-se em mais energia durante o treino.

Durante a fase da ovulação, por sua vez, o mais importante é prestar atenção à técnica, garantindo que executa todos os exercícios corretamente e não força as posturas. Isto, porque é nesta fase do ciclo que se registam mais lesões.

 

Fase lútea

Os próximos dias são conhecidos como a fase lútea. É aqui que tende a sentir-se mais cansada, com mais fadiga e é também quando deve aumentar mais as horas de exercício físico, reforçando o trabalho cardiovascular. Por isso, monte-se na bicicleta e exercite-se durante meia hora.

A partir daqui, pode ir diminuindo os esforços, mas lembre-se de comer gorduras boas como o abacate e garanta ainda que os níveis de magnésio estão bons. Assim vai sentir-se menos cansada. Pode também apostar na fruta e ainda no chocolate negro, com mais de 80% de cacau.

Alterações hormonais podem levar a atrasos na menstruação e alteração do ciclo.

Veja a galeria e descubra algumas das causas mais comuns para o atraso na menstruação, segundo a publicação Medical News Today.

Leia também

Quem ganha no cardio, bicicleta ou elíptica?

Artigo via Women’s Health

Brand Story