4 Motivos que provam que o seu próximo treino deve ser natação

  • Anterior
  • Próximo

natação

A natação é uma ótima opção para treino cardio, um tipo de exercício sem qualquer impacto nas articulações e uma modalidade super completa, capaz de exercitar todo o corpo e queimar imensas calorias.
Adicionalmente, alonga o corpo, fazendo com que consiga uma maior elasticidade e bem-estar muscular.
Ainda precisa de mais razões para saltar para a piscina? O professor Ear Walton revela à Women's Health os quatro motivos pelos quais a natação é uma modalidade recomendada para todos.

    Treino combinado

natacao

Certamente já ouviu este conselho: para uma performance elevada é essencial combinar modalidades.

Uma vez que a natação é tão diferente dos outros treinos que faz no ginásio, estúdio ou pista, torna-se a ferramenta ideal para trabalhar aqueles músculos tantas vezes negligenciados.

“É um treino de baixo impacto que dá aos corredores, fãs de ginásio ou qualquer outra pessoa, uma pausa nas articulações das ancas, joelhos e calcanhares”, explica Walton.

    Abdominais de sonho

Que a natação fortalece braços, pernas, ombros e glúteos, é óbvio. Mas, há outro grande beneficio da modalidade que nem sempre é reconhecido: o treino de core.

“A água é 724 vezes mais densa que o ar e oferece uma resistência constante e consistente a que leva o corpo a envolver-se e resistir à força”, explica o especialista.

O core, que unifica tudo isto, acaba por ser extensivamente tonificado no processo.

    Coração mais forte

A natação força o corpo a aprender um novo padrão de respiração – estar com a cara virada para baixo, dentro de água, faz com que isso aconteça de forma rápida.

Segundo Walton, "ao expandir a profundidade e volume de cada respiração, forçamos os pulmões e coração a processar oxigénio de forma mais eficaz”.

Os músculos do coração vão crescer (literalmente) mais fortes.

    Seja destemida

A natação pode ainda ser um importante elemento potenciador da confiança pessoal.

Seja porque aprendeu uma nova capacidade, ultrapassou os nervos associados a nadar, ou experienciou um momento de pura simbiose com a água, a modalidade pode ajudar a melhorar a autoestima.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Ads

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend