Os benefícios do ténis que não conhece

ténis

Treinar o corpo como um todo e em simultâneo perder uma imensidade de calorias. Esta é a grande promessa do ténis, uma modalidade considerada de elite, mas que todas nós deveríamos praticar.

Por ser uma modalidade fisicamente desgastante e que requer coordenação de movimentos, o ténis pode ser uma verdadeira dor de cabeça ao início. Mas o esforço compensa.

Naquele que é o Dia Mundial do Ténis, a Women’s Health listou alguns fatos sobre a modalidade.

 

Benefícios do ténis

1. Melhora a resistência muscular e respiratória;
2. Promove uma maior flexibilidade;
3. Melhora as capacidades aeróbicas;
4. Ajuda a queimar calorias e, por consequência, a perder alguma gordura acumulada;
5. Melhora os reflexos e capacidade de reação;
6. Impulsiona a saúde metabólica;
7. Ajuda a reduzir o stress;
8. Melhora a saúde óssea.

Segundo um estudo da Royal Dutch Lawn Tennis Association, em parceria com várias universidades, “o ténis poderá ser o desporto ideal para melhorar os níveis de atividade física da população geral”.

Depois de passarem a pente fino vários estudos sobre a modalidade, os cientistas defendem que o ténis é capaz de ser um ‘travão’ para as mais variadas doenças de estilo de vida, como é o caso da obesidade, da hipertensão, da diabetes e até da osteoporose.

 

Evitar lesões

Uma vez que o ténis pede movimentos rápidos e até mesmo bruscos – seja com os braços ou com as pernas, em forma de travagem -, o risco de lesões é grande.

Uma das melhores formas de prevenção passa por aquecer devidamente o corpo. Movimentar os pulsos, ombros, joelhos e tornozelos é fundamental para que estas partes articulares do corpo estejam preparadas para os movimentos repentinos e repetidos da modalidade.

Por ser uma modalidade de reflexos e respostas rápidas, alguns movimentos acabam por ter um grande impacto, aumentando o risco de lesão.

Para evitar isso, nada como treinar os reflexos e procurar alternar a prática de ténis com outras modalidades, especialmente com aquelas que ajudam a tonificar de forma mais eficaz os músculos.

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