FITNESS 5: Tem apenas 20 minutos, mas isso não diminui a sua efi cácia, muito pelo contrário. O objetivo é completar um circuito com diferentes estações e exercícios, cada uma delas com um protago-nista: o bulgarian bag (saco pesado com duas pegas), o TRX rip trainer, as battle ropes (duas cordas pesadas), o TiYr (grande pneu) e as plyo boxes (caixas de espuma). O resultado? Um treino explosivo super completo.
Benefícios: A combinação da componente de força com o trabalho cardiovascular faz com que os resultados comecem a surgir quase do dia para a noite. Um corpo mais tonificado e mais forte são as principais mudanças.
Para quem: Como só lhe rouba 20 minutos do seu tempo, este é o treino ideal para as mais ocupadas. Sem desculpas. A aula está disponível no Virgin Active
V-ENERGY BAG: Nesta aula de 50 minutos, os alia-dos (ou inimigos) são sacos cujo peso oscila entre os 6, 8 e 10 kg. Em cada sessão, vai ter de os carregar, lançar e rodar, bem como realizar diferentes exercícios estáticos e dinâmicos.
Benefícios: Nunca mais se vai queixar do peso dos sacos, após sair do supermercado. A partir daqui, não há saco que lhe faça frente!
Para quem: Como é muito adaptável, este treino destina-se a qualquer pessoa que se queira desafiar e
aumentar a sua força. E é perfeito para ajudar a melhorar as capacidades necessárias no dia a dia. Também no Virgin Active
STREET TOTAL FIT: Esta é para realizar lá fora. Agachamentos, afundos, flexões, burpees, corrida e jogos são os protagonistas desta lição outdoor de 50
minutos, numa fusão perfeita de treino de cardio e força. Leve a sua melhor parceira de treino porque, nesta aula, os exercícios podem fazer-se a pares.
Benefícios: Em jeito de ameaça tripla, vai perder peso, tonificar e aumentar a sua força.
Para quem: Prefere as aulas mais dinâmicas nas quais há espaço para socializar e trabalhar em grupo? É obrigatório inscrever-se nesta aula do Virgin Active
SPARTANS: O nome desta aula não foi escolhido em vão. Bolas medicinais, cordas, agility ladders e kettlebells são os acessórios que vai usar durante esta aula de 45 minutos de alta intensidade, que não é aconselhada a principiantes. Vai sentir-se num autêntico campo de batalha!
Benefícios: A combinação de treino de cardio, força e agilidade vai deixá-la super tonifi cada. Braços e pernas fortes: check! Vai ainda sentir um maior equilíbrio, orientação, resistência e agilidade.
Para quem: Pensada para pessoas com experiência de treino, esta aula, do Holmes Place, é só para as mais corajosas
PALEOTRAINING: Em 150 exercícios, o objetivo é copiar os movimentos de sobrevivência dos homens das cavernas. Em Espanha e no Brasil, há centros próprios para a modalidade. Enquanto não chega a terras lusas, opte por acartar, saltar, empurrar e trepar outdoor, em matas ou florestas próximas
Benefícios: Perfeito para moldar o corpo e corrigir a postura. Vai sentir-se mais forte do que nunca!
Para quem: As que não se importam de terminar o treino bem sujas!
DESAFIO WOW: Podia ser uma expressão de surpresa, mas WOW é na verdade a sigla para Workout of the Week. Este é um desafio semanal, sempre diferente, que pode ser feito com recurso apenas do peso do corpo. Push-ups, burpees e agachamentos são o prato do dia. O objetivo? Superar-se todas as semanas!
Benefícios: Vai por à prova a sua agilidade, velocidade, equilíbrio, força e resistência. Todas as semanas, vai sentir que ultrapassou mais uma barreira. Não há limites!
E se o seu treino, para além de a deixar forte e tonificada, lhe permitisse realizar melhor todas as atividades do dia-a-dia, como correr para apanhar o autocarro ou carregar os sacos das compras?
Falamos de treino funcional, um método que se baseia em movimentos reais. Marta Simão, club manager do Fitness Hut passa a explicar. “Um dos grandes benefícios do treino funcional é permitir adaptar o corpo às necessidades diárias de cada pessoa. Mais coordenação, equilíbrio e sinergia muscular. De um modo geral, deixa-nos mais preparados para as tarefas diárias”.
O cenário pode envolver aliados ou não. É que o treino funcional pode ser feito apenas com o peso do corpo ou com recurso a alguns acessórios. Burpees, sprints, mountain climbers e agachamentos são combinados com ondulação de cordas, levantamento de sacos e pneus, saltos em caixas e pranchas com auxílio do TRX. A cena parece bélica, mas Pedro Almeida, Master trainer da Treino em Casa, alerta: “Qualquer pessoa pode e deve experimentar este tipo de método” e acrescenta que este “permite um estímulo muscular adequado a populações séniores que precisam de melhorar a mobilidade, equilíbrio e força”.
E os benefícios?
Master trainer enumera-os: “Aumento da força, redução da percentagem de gordura, melhoria da flexibilidade, mobilidade e resistência muscular, melhoria da capacidade cardiovascular e respiratória, redução do stress e aumento da autoestima, prevenção de lesões e aumento da energia”. Traduzido por miúdos: vai sentir-se muito mais saudável não só por fora, mas também por dentro.
Na galeria que aqui lhe apresentamos, conheça as modalidades inspiradas neste tipo de treino (em ginásio ou não). Depois, diga olá à barriga lisa, às pernas fortes e ao rabo firme!