Menu
Inicio Treino O top 5 de exercícios de Daniela Ruah

O top 5 de exercícios de Daniela Ruah

Daniela Ruah é uma das atrizes portuguesas mais bem-sucedidas e a sua boa forma física salta à vista de todos. Conheça os seus segredos.

Sim. Quem diria que a adolescente de 16 anos que vimos em Jardins Proibidos se viria a tornar numa estrela de Hollywood! A vida é perita em mudar os planos que traçamos. Obriga-nos a agir constantemente contra improvisos.

Foi o que aconteceu a Daniela Ruah, que ambicionava uma carreira de bailarina até que começou a apaixonar-se pela representação nas aulas de teatro que tinha durante a semana. Daí à novela foi um pequeno passo para encontrar a sua maior vocação. Mulher decidida, foi estudar para Londres e, ao mudar-se de seguida para os EUA, começou a construir a carreira internacional que hoje conhecemos.

“Nunca me senti deslumbrada, mas sim uma mulher de sorte. Trabalho na profissão que sempre quis, num papel que me inspira, rodeada de um elenco e de uma equipa fenomenais. Não foi fácil cá chegar, houve muitas portas que se fecharam ou que nunca se abriram, mas o percurso foi importante. Dou ainda mais valor ao que tenho porque sei que pode acabar de um dia para o outro. Acho que uma grande mudança é importante para o nosso crescimento. Quando nos afastamos do apoio imediato da família e amigos e somos obrigados a navegar determinadas situações sozinhas, há algo que muda em nós. Amadurecemos”, revela.

 

Rosto além pequeno ecrã

A verdade é que Daniela Ruah tem conseguido fomentar uma carreira que orgulha todos os portugueses, mas que também lhe aumenta a responsabilidade social, sobretudo quando se tem jovens como fãs incansáveis.

“Hoje em dia, as redes sociais aproximaram-nos muito uns dos outros e vê-se diretamente a influência que uma figura pública pode ter sobre os seus seguidores mais jovens e suscetíveis. As más influências e pressões sociais existem em todo lado, é uma questão de saber dizer que não e procurar um grupo positivo com quem nos associar. Tenho uns pais maravilhosos, trabalhadores, que me passaram independência e bons princípios e que me apoiaram desde o dia em que disse que queria representar. Saber que terei sempre um porto seguro neles permitiu-me voar. Por outro lado, há atores extraordinários que tiveram que fazer o seu caminho sem este apoio de casa e vivem carreiras de sucesso. Nunca ninguém tem o mesmo passado ou faz o mesmo trajeto, por isso cada um tem de encontrar o seu caminho”, aconselha.

 

Os hobbies

Ao longo dos dias em que nos fomos encontrando com a Daniela a propósito deste trabalho para a Women’s Health, foi fácil contagiar-nos com a sua alegria de viver. É uma mulher de “boas vibrações”.

Enquanto era maquilhada para a nossa sessão fotográfica, a atriz não parou de dançar, cantar… a boa disposição reinava pelo estúdio. “Já tive uma paixão enorme pela dança, mas agora é apenas um hobby...”.

Aproveitámos para a questionar sobre a pintura, pois já ơ tínhamos indagado que ela tem um talento incrível para a pintura. Mas incrível mesmo! “Sim, adoro desenhar e pintar. Mal posso esperar até o River (o seu filho) ter idade para apreciar as artes e usar a sua criatividade para produzir o que quiser”.

 

O papel de mãe

“Senti-me preparada para ser mãe quando conheci o homem que seria (e é) excelente pai e cujos princípios são como os meus. Também me senti preparada quando a vida profissional estabilizou e quando me apercebi que poderia começar a criar raízes em Los Angeles. Sempre disse que queria ter o primeiro filho antes dos 30 anos e o River nasceu no mês em que os fiz! Foi a melhor prenda de anos”.

Porém, ser mãe muda radicalmente uma mulher, sei disso por experiência própria, e nesta conversa com a Daniela foi fácil perceber que ela também se tornou numa mulher mais sensível após a maternidade.

“É como se andasse com o coração a passear fora do corpo, quanto mais amo mais medo tenho da perda. Hoje em dia quero preservar-me não só por mim, mas para poder acompanhá-lo durante muitos anos”.

É, sem dúvida, uma frase linda e autêntica, quiçá melhor entendida pelas leitoras que já são mães.

 

Essência portuguesa

Em termos da vivência pelas terras do tio Sam e da ligação a Portugal, a atriz fala com imensa naturalidade.

“Em casa falo português com o River e leio-lhe livros portugueses antes de adormecer”. Já o marido David, apesar de se esforçar e de tentar falar português, segundo a atriz, ele ainda tem muito que aprender.

Já a alimentação é sempre algo que um português dificilmente esquece. Daniela não é exceção. “Uso muito o azeite, cozinho muitas vezes peixe e, de vez em quando, até faço umas amêijoas à bulhão pato, por exemplo. Pelo que conta a minha mãe, eu comia mal em criança e o River come bem, nisso somos muito diferentes. Mas o feito o é a mistura dos pais. É carinhoso, sociável e aventureiro! É um companheirão…”, responde com um brilho nos olhos.

A boa forma depois de ser mãe Daniela Ruah é o exemplo perfeito de uma mulher que depois de ser mãe conseguiu recuperar facilmente a boa forma física.

 

Quisemos saber a fórmula secreta

Como já treinava bastante antes de engravidar foi fácil dar continuidade durante a própria gravidez. Houve algumas alterações na forma de fazer os exercícios, já que as constantes mudanças físicas facilitam as lesões. Por exemplo, passei a usar halteres mais leves, os agachamentos não eram tão fundos, fazia flexões de joelhos no chão, etc. Após o parto e de obter o ok da médica, voltei devagarinho à carga, sem pressão. Em termos de alimentação, era importante beber muita água e comer suficiente e corretamente porque estava a amamentar. Desde o momento em que engravidei que me apercebi que tudo o que faço e ingiro influencia o meu filho, por isso houve uma consciência muito grande da nossa parte em proporcionar um ambiente e alimentação saudáveis”.

E aqui fez-nos pensar sobre o tipo de alimentação de uma grande parte dos americanos, onde tudo é XXL e o país é uma espécie de referência fast-food. Nada que tire o sono a Daniela Ruah.

Em Los Angeles, é fácil manter uma vida saudável. Há um ginásio em cada esquina e restaurantes e supermercados que disponibilizam comida saudável e até biológica. Também ajuda ter um marido que faz muito desporto e de ambos gostarmos de cozinhar e de nos informar sobre nutrição. Não temos tabus alimentares, mas, claro, evitamos comida processada”.

 

Da nossa Daniela a Kensi de NCIS

Quando passamos da Daniela para a Kensi na série Investigação Criminal – Los Angeles vemos uma mulher cheia de garra, quase implacável. Na preparação para este papel, a atriz confessou ter tido necessidade a nível de treino de manuseamento de armas.

A componente física que o papel lhe exigia fora facilmente ultrapassada e enquadrada no seu historial desportivo: “A atividade física sempre fez parte da minha vida. Dancei muitos anos, fiz ginástica rítmica, atletismo no liceu e hoje em dia frequento o ginásio e gosto de participar em corridas. Talvez um dia corra uma Maratona! Também adoro nadar no mar e, de vez em quando no verão, faço um pouco de surf. Mas sou muito amadora. Também acho divertido participar em eventos, como minitriatlos, em que as distâncias são mais acessíveis”.

Enquanto a Daniela relembrava a sua juventude, recordamo-la de que continua a deter o recorde de salto em comprimento no St. Julians School, onde estudou em Portugal. “A sério? Eu ainda tenho o recorde? Que bom! Estás a ver, há muitos anos que sou uma Women’s Health”, diz enquanto soltamos gargalhadas.

Mas aprofundando a importância dessa base desportiva na infância, a atriz fundamentou de imediato que é algo de extrema importância. “É uma boa maneira de focar a energia de uma criança, dar-lhe um objetivo para o qual tem de trabalhar e mostrar-lhe como é funcionar em equipa, ter disciplina e gerir o tempo livre”.

 

No top das mais sexy

E quando estava tudo pronto para começar o shooting da capa desta edição, ainda houve tempo para falar com a atriz, que chegou a ser considerada uma das 100 mulheres mais sexy do mundo, sobre os parâmetros de beleza e da incessante procura de um corpo perfeito por grande parte das mulheres.

Foi um elogio estar nessa lista, mas não tenho uma imagem perfeita, nem tento ter. Acho que seria demasiado stressante! Para mim, o importante é sermos a melhor versão de nós próprias, mental e fisicamente. Nunca a imagem criada pelos outros”.

A verdade é que a Daniela é uma mulher muito bonita e, além de estar em excelente forma, tem uma pele fantástica. Segredos? “O melhor que podemos fazer à nossa pele é beber muita água. Eu bebo um copo assim que acordo e tento chegar aos 2,5 litros por dia. De manhã, lavo a cara e ponho um creme hidratante com proteção solar; nos dias de trabalho fazem-me uma maquilhagem mais completa e por isso, quando chego a casa, uso um desmaquilhante, depois um exfoliante ligeiro no banho seguido de um creme hidratante de noite”. Inspiradora!

Percorra as imagens acima e fique a conhecer algumas curiosidades sobre Daniela Ruah e, claro, os cinco exercícios que mais gosta de fazer.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/treino/exercicios-rita-pereira-corpo-sonho/

Brand Story