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Sabe o que o tomate faz ao pequeno-almoço?

Se está farta de aveia, omelete de claras, fiambre de peru e outros pequenos-almoços a que se obriga antes dos treinos, temos a alternativa ideal.

Não é só o que come mal acorda que importa, mas não tem como fugir: a primeira refeição do dia é extremamente importante. Nada como conhecer a receita certa.

Principalmente para as que treinam, garantir um pequeno-almoço nutritivo, repleto de proteína, vitaminas e minerais é essencial.

Mas porque comer sempre o mesmo leva a uma monotonia desmotivante, a Women’s Health sugere que aposte no tomate e nos ovos com esta deliciosa sandes.

Os ingredientes que vai precisar podem não ser aqueles com que habitualmente começa o dia, mas são produtos que certamente tem em casa

  • 1 colher de maionese
  • 1 colher de erva aromáticas (pode ser alecrim, tomilho, alfavaca ou orégãos, por exemplo)
  • 1 colher de manteiga
  • 1 pão inglês integral (pequeno e fatiado)
  • 1 ovo grande
  • Rodelas de tomate q.b.

A preparação não podia ser mais simples. Veja como fazer:

  1. Numa taça pequena, misture a maionese com as ervas e reserve.
  2. Numa frigideira, derreta metade da manteiga. Acrescente as fatias do pão inglês com o lado do corte para baixo. Torre e passe a maionese de ervas sobre uma das metades do pão.
  3. Na mesma frigideira, acrescente o resto da manteiga e mexa até cobrir o fundo. Parta o ovo num dos lados da frigideira. Adicione o tomate no outro lado com sal e pimenta. Faça o ovo ao seu gosto (um minuto de cada lado se gosta da gema líquida ou 2 se prefere sólida). Vire o tomate quando acabar o ovo. Coloque-os na metade do pão com maionese.

De notar que, caso ache demasiado forte para começar o dia, a maionese é opcional. Este é um prato rápido de se fazer, quando quer algo completo e nutritivo antes do treino ou apenas por que sabe que o almoço vai ser mais tarde. Com esta sandes está a garantir pouco mais do que 400 calorias, 13g de proteína, 28g de hidratos de carbono, dos quais 5g são fibra, e menos de 30g de gordura.

Se esta opção não lhe agradar, temos mais 30 opções de pequenos-almoços saudáveis com que lhe sugerimos começar o dia:

https://www.womenshealth.pt/nutricao/30-pequenos-almocos-perder-peso/

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