Menu
Inicio Saúde Tiroide: Quando me devo preocupar?

Tiroide: Quando me devo preocupar?

Em Portugal, uma em cada quatro mulheres tem problemas de tiroide, especialmente em idades jovens. Conheça as principais patologias e sintomas associados.

Em Portugal, uma em cada quatro mulheres tem problemas de tiroide, especialmente em idades jovens. Falamos de uma glândula em forma de borboleta que se localiza na base do pescoço, por baixo da maçã-de-adão e que tem funções imprescindíveis ao correto funcionamento do organismo.

Um desequilíbrio ao nível da tiroide deve-se à “falta de iodo ou ao seu excesso na alimentação”, o que pode provocar alterações ao funcionamento desta glândula, explica o médico Jorge Rosa Santos, diretor do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa Francisco Gentil.

A tiroide tem uma série de funções essenciais no organismo, como a regulação da velocidade do metabolismo, o controlo da temperatura corporal, da pressão arterial e até do peso. É, então, normal que haja um ganho ou uma perda muito acentuada de peso quando existem problemas ao nível da tiroide.

Apesar de o iodo ser o principal regulador do funcionamento desta glândula, os fatores genéticos também são altamente importantes. Para Jorge Rosa Santos, “toda a patologia tiroideia tem uma componente genética acentuada”, pelo que, se existe uma prevalência para alterações ao nível da tiroide, é provável que a descendência vá também senti-las.

95%

Jorge Rosa Santos afirma que 95% dos casos de cancro da tiroide “têm um excelente prognóstico desde que tratados corretamente”. Quem tem problemas nesta glândula, quando a situação está sob controlo, fica “com uma qualidade de vida praticamente inalterada e com uma esperança de vida sem grande redução”, conclui o mesmo especialista.

Posso autoexaminar-me?

Para descartar problemas ao nível da tiroide a pessoa “pode fazer a palpação da região cervical e tiroide para o caso de poder palpar qualquer nódulo”, explica Jorge Rosa Santos. Se notar alguma alteração à sua fisionomia consulte o seu médico a fim de garantir que são feitos todos os exames necessários.

Quando se fala em patologias da tiroide existem três situações que merecem principal destaque: o hipertiroidismo, o hipotiroidismo e os nódulos na tiroide. Apesar de não haver uma forma de prevenção eficaz para qualquer uma destas situações, estar atenta aos sinais pode ajudar a evitar a progressão da doença.

Veja na galeria acima as principais patologias da tiroide!


Leia também

 Copo menstrual é saudável, mas tem de o usar assim

Brand Story