Menu
Inicio Saúde Este tipo de exercício ajuda a melhorar a linguagem

Este tipo de exercício ajuda a melhorar a linguagem

Mais fit = com maior capacidade de processar a linguagem.

cérebro

Investigação defende que quem pratica exercício de forma regular tem uma maior facilidade em encontrar as palavras que quer. Têm também maior facilidade em articular o discurso do que aqueles com rotinas sedentárias.

As conclusões, publicadas na revista científica Scientific Reports, defendem que o exercício aeróbico pode ajudar a melhorar a atividade das áreas do cérebro que controlam o processamento da linguagem.

Foram analisados 55 participantes, divididos em dois grupos. Cada qual era classificado por idade – 28 indivíduos com mais de 60 anos e 27 com mais de 20 anos. Para evitar contaminação de resultados, no caso do grupo com idades mais avançadas, apenas os níveis de atividade física foram avaliados. Tal foi conseguido através do uso de uma bicicleta estática.

Os resultados

“Previ a existência de benefícios no processamento de linguagem no caso das pessoas mais velhas”, revelou Katrien Segaert, principal autora do estudo. Uma previsão que veio a confirmar-se. Os adultos mais velhos com níveis aeróbicos elevados tinham menos probabilidade de lidar com situações de esquecimento de palavras ou a sensação de ‘palavra debaixo da língua’ do que os sedentários.

Ao que indica o estudo, o exercício aeróbico tem inúmeros benefícios para o cérebro; Aumenta a quantidade de matéria cinzenta, parte do cérebro que processa a informação, é um deles.

Investigações anteriores já haviam concluído que corre, por exemplo, ajuda a promover a melhoria das funções, tanto cognitivas como musculares. Adicionalmente, o running também ajuda na formação de novas células nervosas e vasos sanguíneos no cérebro. Tal aumenta ainda o tamanho do hipocampo, parte do cérebro relacionada com a linguagem.

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story