Menu
Inicio Nutrição Este tipo de dieta pode acelerar a menopausa, diz estudo

Este tipo de dieta pode acelerar a menopausa, diz estudo

dieta. menopausa

Uma recente investigação liderada pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, vem provar (novamente) que a dieta tem mesmo um impacto determinante na vida da mulher, especialmente na menopausa.

Diz o estudo que uma alimentação rica em hidratos de carbono não pode apenas provocar o aumento de peso, como também pode acelerar o aparecimento da menopausa – e de todas as consequências associadas a esta fase da vida da mulher.

Depois de analisarem 914 mulheres britânicas, os investigadores notaram que o consumo elevado de alimentos como massa e arroz pode fazer com que a menopausa apareça um ano e meio antes do previsto.

 

Dieta pode acelerar a menopausa… ou então atrasar

Publicado na revista científica Journal of Epidemiology & Community Health, o estudo conseguiu mostrar como a alimentação pode também ter um efeito positivo na chegada da menopausa.

Enquanto os hidratos de carbono provocam um aparecimento precoce, o consumo de peixe, leguminosas e óleos saudáveis apresentou-se como eficaz na hora de atrasar naturalmente este marco feminino.

Estes alimentos fizeram com que as mulheres tivessem a menopausa um ano e meio depois.

Em causa, diz o estudo, está o impacto de cada alimento no organismo. Enquanto os hidratos de carbono refinados interferem com as hormonas sexuais, as leguminosas e os alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3 contêm uma ação desintoxicante e benéfica para o sangue, podendo melhorar os ciclos menstruais.

Tendo por base também outros estudos, os cientistas de Leeds concluíram ainda que as mulheres vegetarianas podem ter a menopausa naturalmente mais cedo que as não-vegetarianas.

Apesar de a alimentação ter um peso determinante no aparecimento da menopausa, os cientistas deixam claro que existem outros fatores a ter em conta, como o peso da mulher, a sua vida reprodutiva, o estado das suas hormonas e o seu estilo de vida no feral.

Cada mulher deve prestar atenção aos sinais que o corpo dá e avaliar a sua própria menstruação, devendo procurar ajuda junto de um médico e nutricionista antes de fazer qualquer mudança na alimentação.

 

https://www.womenshealth.pt/nutricao/guia-superalimentos-precisa-saudavel/

 

Brand Story