Menu
Inicio Nutrição O que é a Terapia Metabólica Mitocondrial?

O que é a Terapia Metabólica Mitocondrial?

Terapia Metabólica Mitocondrial

A saúde começa à mesa e com mudanças que nem sempre nos passam pela cabeça. Já ouviu falar da Terapia Metabólica Mitocondrial (TMM)? Pois bem, esta é apenas mais uma das muitas formas de cuidar da sua saúde… e da boa forma física.

De acordo com o médico Joseph Mercola, autor do livro ‘Gorduras saudáveis para viver mais e melhor’ [Pergaminho, 17,70 euros], a Terapia Metabólica Mitocondrial “é um sistema alimentar que ajudará o seu metabolismo a usar gordura (lípidos) como combustível principal do corpo, em vez de glicose”.

Quando a gordura é usada como fonte de energia, “otimiza-se a função mitocondrial e protege-se o ADN mitrocondrial de danos potenciais que poderiam propiciar doenças”.

Terapia Metabólica Mitocondrial
‘Gorduras saudáveis para viver mais e melhor’ [Pergaminho]

Em que consiste a Terapia Metabólica Mitocondrial

A dieta que está na base desta terapia – e que é exaustivamente explicada no livro – assenta na gordura. Como não poderia deixar de ser, as proteínas e os hidratos de carbono também marcam presença neste plano alimentar, mas de uma forma mais reduzida.

Além das mudanças alimentares, a TMM pede ainda uma maior organização dos momentos em que as refeições são feitas, sendo que o jejum é um dos protagonistas.

“Os períodos de jejum melhoram a função mitocondrial e aceleram a transição da queima de açúcar para a queima de gordura”, explica o médico.

É a TMM adequada para todo o tipo de pessoas? Nem por isso. O melhor é mesmo consultar um especialista antes de fazer qualquer tipo de alteração alimentar, mas, segundo Joseph Mercola, as pessoas com cancro, diabetes, demência ou obesidade podem beneficiar desta terapia.

Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/acontece-no-corpo-come-chocolate-negro/

Brand Story