Menu
Inicio Saúde Qual o tempo máximo de redes sociais por dia?

Qual o tempo máximo de redes sociais por dia?

São-nos hoje bastante úteis, mas quando em excesso, o uso de redes sociais pode levar a problemas de foro mental. Há, por isso, que limitar o seu consumo.

Qual o tempo máximo de redes sociais por dia?

Tudo em excesso traz problemas. Quer a nível de alimentação como de estilo de vida. Por uma boa saúde mental, o segredo deve pois sempre estar no equilíbrio e variedade.

E a regra aplica-se também ao uso de redes sociais, seja com smartphones que são hoje (quase) mais do que computador ou smartwatches que nos fazem estar sempre online e alerta. A linha entre aparelhos que são úteis e vem facilitar a vida e a dependência à tecnologia torna-se cada vez mais ténue.

Isto não é propriamente novidade. É mais que sabido que passar horas agarrado ao ecrã, enquanto se faz scroll infinito, não traz nada de bom. Mas quando se ultrapassa o dito uso saudável das redes sociais?

Não mais que meia hora

Apenas trinta minutos por dia. Assim dita o Journal of Social and Clinical Psychology num estudo desenvolvido por um grupo de cientistas da Universidade da Pensilvânia publicado este mês. O título resume tudo aquilo que é falado no artigo: ‘Limitar o uso de redes sociais diminui o isolamento e depressão’.

Estes dois problemas foram os mais relevantes para o estudo. Isto porque foram os aspetos em que se notou uma maior redução, aquando de menor tempo passado nas redes sociais.

Para o estudo, as redes sociais em análise foram o Facebook, Instagram e Snapchat. Tal escolha justifica-se por serem as mais utilizadas pelos jovens, que são os que mais praticam um uso exagerado de redes sociais.

Mas mesmo com outras, as conclusões serão semelhantes. Se é uma rede social que ‘vicia’ o utilizador, levando-o a passar um grande período de tempo agarrado ao telemóvel, sem interagir com o mundo exterior, então é negativa.

Cinja-se aos 30 minutos diários, pela sua saúde. Se lhe for difícil (é apenas uma questão de habituação), faça por definir momentos para uso de redes sociais. Por exemplo, a caminho do trabalho, caso vá de transportes, ou depois do jantar, em vez de ver televisão.


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/saude/mente-sa-corpo-sao-tudo-precisa-saber-saude-mental/

Brand Story