Menu
Inicio Beleza Quente, morna ou fria, a que temperatura deve tomar duche?

Quente, morna ou fria, a que temperatura deve tomar duche?

Quente, morna ou fria, a que temperatura deve tomar duche?

A cura para muitos males – dias stressantes incluídos – pode ser um longo e quente duche.

Sabemos que há quem ddore sair do duche com a pele quase a pelar. Mas a verdade é que é preciso ter atenção com a temperatura que se usa.

O ideal, diz a dermatologista Seja l Slah, é que a temperatura ideal da água não ultrapasse o morno.

Em conversa com a Women’s Health, a especialista explica que assim que a água começa a escaldar está a colocar em risco a saúde da sua pele.

Temperatura ideal do duche

Não existe uma regra absoluta para a temperatura ideal. Ainda assim, a maioria dos médicos recomenda água tépida para a hora do duche. Caso exista desconforto ou a pele comece a ficar vermelha, provavelmente não está a cumprir com este conselho.

“A água quente remove os óleos naturais da pele, levando à secura, comichão e eventualmente eczemas”, explica Shah. A especialista alerta ainda para o facto dos duches longos, mesmo a temperaturas mais baixas, poderem prejudicar a pele.

“Da mesma forma, a água demasiado quente pode remover os óleos naturais do cabelo, tornando-o mais seco e, caso o pinte, fazendo com que a tinta desapareça mais rapidamente” acrescenta.

Além dos efeitos exteriores, a água demasiado quente tem ainda um impacto interior. Isto porque aumenta a circulação sanguínea e pode causar quebras de tensão.

Se o objetivo for abrir os poros, benefício bem conhecido da água a elevadas temperaturas, o ideal será manter a água localizada somente na face ou optar pela utilização do vapor.

Brand Story