Menu
Inicio Saúde Tem cólicas menstruais? Estes são os melhores truques para as evitar

Tem cólicas menstruais? Estes são os melhores truques para as evitar

E todos os meses a história se repete… e parece não ter fim!

Mais ou menos intensas, mais ou menos prolongadas, mas quase sempre presentes. As cólicas menstruais são uma realidade para grande parte das mulheres e apesar de, por vezes, passarem completamente despercebidas, estas cólicas podem, na verdade, ser bastante desconfortáveis e incapacitantes.

Para quem sabe que vai ser alvo desta dor miudinha e bem irritante todos os meses, nada como atuar na sua prevenção ou, pelo menos, de modo a que consiga abrandar a sua intensidade. E o chá de camomila é o primeiro passo.

Diz um estudo publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemestry que a glicina presente na camomila é capaz de reduzir os espasmos causados pelas cólicas. Duas chávenas deste chá por dia podem ajudar a relaxar os músculos uterinos, como explica a nutricionista Andreia Guarnieir.

Reduzir o consumo de sal, gorduras saturadas, açúcar e laticínios é também importante, assim como reforçar o consumo de alimentos ricos em ómega-3 e oleaginosas. Para evitar não só as cólicas, como também a retenção de líquidos e o inchaço, nada como ter uma alimentação super colorida e protagonizada por vegetais de folha verde escura, beterraba, banana, tofu e aveia, também eles relaxantes naturais, diz a especialista. E já agora, sabe porque é que fica mais pesada quando está menstruada?

Apesar de muitas mulheres serem reticentes quanto à prática de sexo durante a menstruação, a verdade é que há mais do que penetração e o simples estímulo sexual, através dos mamilos, por exemplo, é suficiente para o corpo libertar ocitocina, hormona ligada ao prazer e, por consequência, ao relaxamento.

Para se ver livre das cólicas ou, pelo menos, para evitar que sejam tão intensas como as últimas, aposte ainda na boa hidratação ao longo do dia e tente relaxar ao máximo, mantendo-se numa posição confortável.

Artigo originalmente publicado na Women’s Health do Brasil.

Brand Story