Menu
Inicio Saúde Tem as gengivas pretas devido ao tabaco? Eis a solução

Tem as gengivas pretas devido ao tabaco? Eis a solução

O fumo do tabaco provoca alterações drásticas nos tecidos da nossa boca. Mas há solução!

Pexels

A nicotina, além de viciar, causa uma lista inacabável de problemas que afetam a saúde bucal. Este mau hábito é responsável por grande parte dos casos de cancro na boca, periodontite, xerostomia, mau hálito, sem falar do amarelamento dos dentes. Mas sabia que o tabaco também pode afetar a coloração das gengivas, deixando o tecido mais escuro e opaco?

De acordo com Ana Catarina Guimarães, médica de medicina geral e familiar no Hospital Lusíadas Braga, “esta alteração designa-se por melanose do fumador e consiste num aumento da produção de melanina na cavidade oral induzida pelos constituintes do tabaco”.

Como tratar o problema

Se quer dar fim a este problema e ter gengivas saudáveis novamente, existe uma solução! Pode parecer óbvio, mas o tratamento mais eficaz é parar de fumar! “A cessação tabágica diminui de forma significativa a hiperpigmentação, sendo que, em alguns casos, pode haver resolução completa”, refere a médica.

Se precisa de apoio para deixar de fumar, há uma série de tratamentos medicamentosos, terapêuticos, instituições e órgãos de apoio para fumadores que ajudam a largar o vício.

Brand Story