Menu
Inicio Saúde Tabaco e não só. Porque é que as unhas ficam amarelas?

Tabaco e não só. Porque é que as unhas ficam amarelas?

Se a coloração das suas unhas está a sofrer alterações, estes podem ser alguns dos motivos.

unhas

No momento em reparou que as suas unhas estavam a ficar amarelas, provavelmente disse ou pensou: “preciso de uma manicure!”. A Women’s Health dos Estados Unidos entrevistou Shereene Idriss, dermatologista certificada em Nova Iorque, para entender os motivos por que as unhas ganham esta coloração. Depois de entender o motivo, saiba como o evitar.

  1. Pinta as unhas com cores muito escuras

Segundo Idriss, as unhas são bastante porosas. Por este motivo, quando usa verniz, especialmente de cor mais escura, o pigmento pode ser absorvido. “O óxido de ferro presente nestes vernizes oxida e resulta num aspeto amarelado temporário. No entanto, “irá acabar por sair “, refere.

Felizmente, não é permanente. Para evitar esta coloração no futuro, “aplique uma camada de base clara antes de usar vernizes muito pigmentados”, explica Idriss. “Além disso, se esta mancha amarela a incomodar, tire o verniz das unhas e desafie-se a manter as unhas ao natural por um tempo”.

  1. Tem um fungo

Se usa chuveiros públicos com frequência (como os do ginásio, por exemplo) e não utiliza chinelos, a probabilidade de contrair uma infeção fúngica nas unhas e nos dedos dos pés é maior. “Fungos e bactérias podem fazer com que as unhas se tornem amarelas esverdeadas e acabem por adquirir uma fragilidade semelhante à do calcário”, refere a profissional. Se pensa ter estado em contato com este fungo nos balneários, Idriss recomenda que fale com o seu dermatologista, uma vez que o tratamento pode variar dependendo da fonte da descoloração.

  1. É fumadora ou tem uma deficiência vitamínica

Não existe uma razão exata para que as unhas fiquem com esta aparência. “As unhas amarelas normalmente são vistas em pessoas que sofrem de doença pulmonar crónica ou de má função hepática, e nos fumadores de longa duração (à medida que as unhas entram em contato com o fumo do tabaco)”, diz a profissional. “Certas deficiências vitamínicas como o B-12 e o zinco também podem levar a uma descoloração das unhas ao longo do tempo”, acrescenta.

  1. Alguém na sua família também tem unhas amarelas

Em relação à hereditariedade como causa, a dermatologista refere que é raro e que se denomina síndrome das unhas amarelas. “Começa na meia-idade, e está associado a unhas amarelas em ambas as mãos e pés, inchaço nas pernas, e sinais respiratórios tais como dificuldade crónica de respiração. Se isto o afetar a si ou a alguém que conhece, tratar os problemas pulmonares subjacentes e o inchaço das pernas é de importância crucial para a sua saúde. As suas unhas podem ou não voltar ao normal, porque as alterações são devidas a uma mutação genética”.

O conhecimento não ocupa lugar mas para ver melhorias deve mudar algumas atitudes. Comece por procurar uma opinião profissional.

Brand Story