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Suor: boa arma contra o stress?

Sim, pode e deve tirar partido do suor. Mas atenção: a resposta à questão será um grande ‘depende’.

suor, cansada

Nem todas as sessões de suor são criadas da mesma forma. As planeadas, como uma aula de boxe ou uma corrida junto ao mar, podem melhorar o seu estado de espírito. Já o suor inesperado consegue estragar de vez o momento (seja ele qual for).

De facto, vários estudos têm vindo a ligar o aumento da temperatura corporal – que leva ao suor – ao temperamento da pessoa. É assim que se cria um fenómeno de raiva devido ao suor. Se se sente incomodada com o suor, o seu ritmo cardíaco pode subir nestes momentos. Tal aumenta a presença da hormona do stress (cortisol), que a leva a suar ainda mais.

Presa num círculo vicioso?

Pode ser, se não arranjar estratégias de controlo. Arrefeça ao imaginar as gotas num contexto mais feliz e relaxante como um dia na praia, para baixar a resposta do stress. Se preferir, respire fundo – sim, as exalações são conhecidas por ajudar a diminuir o stress.

Dormir uma sesta pode também ser a solução. Segundo um estudo publicado na revista Hearst, dormir duas vezes a sesta, por semana, pode reduzir o risco de ataque cardíaco e de AVC. E mais do que duas escapadelas? Não se sabe, mas a questão aqui não é tanto a quantidade. É sim o facto de que quem se permite descansar um pouco tender a um estilo de vida mais feliz. Vamos dormir sobre o assunto?

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