Menu
Inicio Saúde Stress pós-traumático: O que é e quais os sintomas?

Stress pós-traumático: O que é e quais os sintomas?

Stress pós-traumático

A perturbação de stress pós-traumático (PTSD) é a designação para uma perturbação mental que parece resultar de uma hiperativação dos mecanismos de resposta ao medo. Esta manifesta-se normalmente no primeiro mês após um evento traumático, mas por vezes pode passar um ano até que isso aconteça.

Os sintomas da PTSD tendem a provocar problemas consideráveis, tais como a dificuldade em manter relações interpessoais; a sensação de distância de familiares e amigos; a descrição de se sentirem ‘insensíveis emocionalmente’; a dificuldade muitas vezes relatada em sentir emoções positivas ou a falta de interesse pelas atividades que anteriormente eram gratificantes.

Além de tudo isto, o doente com stress pós-traumático relata muitos sintomas que se relacionam com o estado de hipervigilância, tais como assustar-se facilmente e/ou estar sempre alerta para uma eventual situação de perigo.

Assim, é essencial o reconhecimento e a orientação destes casos para os profissionais de saúde mental. A ajuda profissional pode mudar o rumo de muitas vidas melhorando a saúde global e devolvendo sorrisos, até mesmo em casos apenas de stress.

 

A especialista: Sandra Neves, psiquiatra da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC)

Brand Story