
O impacto do stress no aparecimento de cabelos brancos era já uma certeza para a sabedoria popular, no entanto, só agora é que a ciência conseguiu provar a existência de uma relação entre ambos. O estudo foi publicado na revista Nature e prova que o stress acelera aparecimento de cabelos brancos.
Passadas décadas de suspeita, cientistas do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no Brasil, em parceria com investigadores da Universidade de Harvard concluíram, passados três anos de estudo, que o aparecimento de fios brancos – ou seja, o processo de despigmentação capilar – pode acontecer de uma forma mais acelerada em pessoas que estão constantemente stressadas ou que passaram por um momento traumático.
Para os cientistas, a ligação entre o stress e o aparecimento de fios brancos deve-se ao facto de existir uma ligação entre o sistema nervoso e as células-tronco do bulbo capilar. Mas não só: a resposta de luta e fuga que o organismo dá automaticamente em estados de stress faz libertar noradrenalina que afeta as células-tronco do bulbo capilar, impedindo-as de dar pigmentação aos fios, tornando-os brancos.
Artigo originalmente publicado na Women’s Health da Austrália.