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#SopaTodosOsDias: O convite para ser ainda mais saudável

Esta é a proposta de 13 nutricionistas para celebrar o mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação. E sem complicações.

#sopatodososdias

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Uma data que apela globalmente à Erradicação da Fome, “por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos”. Assim invoca a Organização das Nações Unidas (ONU).

Diz a mesma organização que mais de 820 milhões de pessoas em todo o mundo não têm alimentos suficientes. E a emergência climática ameaça uma ainda maior escassez. Por outro lado, a realidade sobre a alimentação atual alerta também que dois mil milhões de pessoas têm sobrepeso ou são obesos. E, nestes casos, a origem do problema não é a falta de alimentos mais indicados a uma alimentação mais cuidada e equilibrada.

Sem grandes invenções ou dietas milagre, a Dieta Mediterrânea surge como solução a que precisa de mudar a sua alimentação para melhor. Um regime “que representa muito mais do que um simples plano nutricional, rico e saudável. É um estilo de vida equilibrado que recorre a receitas, formas de cozinhar, celebrações, costumes, produtos típicos e atividades diversas”, lê-se no site da Fundação Dieta Mediterrânea.

Em Portugal, muitos são os nutricionistas que defendem este regime alimentar. Exemplo disso são as 13 nutricionistas que criaram o movimento #sopatodososdias.

O que é?

Este movimento, em forma de hasthag, não é mais do que um desafio que pretende valorizar a dieta mediterrânea e o consumo de frutas e legumes. O motivo que levou Daniela Duarte, Lillian Barros, Mafalda Almeida e tantas outras a apostar nesta simples – mas tão eficiente – prática alimentar prende-se com o facto de o hábito de comer sopa diariamente, nas duas principais refeições do dia, se estar a perder.

“Elaborar uma sopa pode ser simples. Mas ainda são muitos os que dizem não a saber confecionar”, apontam as autoras do movimento. A solução? Partilhar no Instagram receitas de sopas e os seus benefícios, com a hasthag #sopatodososdias para inspirar outros a seguir o exemplo.

A cada dia, até 31 de outubro, uma receita diferente para experimentar. Tudo isto com a certeza de que é um prato equilibrado e completo – não fosse partilhado por uma nutricionista. Siga o movimento e partilhe também a sua sopa com o hasthag mais saudável e saboroso do momento. (e que apostamos ser o que faltava para acabar com o preconceito de que sopa é para ‘as dietas’. Aliás, como diz Daniela Duarte, este é o caminho para garantir um maior consumo de fibra; mais controlo na refeição seguinte e maior consumo de líquidos. Ideal para os mais distraídos a nível de hidratação. Precisa de mais motivos? O melhor é mesmo ficar com alguns exemplos

Creme de courgette e coentros

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#sopatodososdias Creme de Curgete e coentros! A primeira receita do desafio. Ingredientes: – 1 nabo – 1 curgete (650g) – 1 dente de alho – 1 cebola – 1 molho de coentros – 1 pitada de sal – 0,6 L de água Preparação: – Descasque a cebola e o dente de alho e coloque em uma panela ou em um processador de alimentos. Adicione os restantes ingredientes bem lavados mas com casca. Reserve cerca de 5g de coentros para adicionar no final. Coza os legumes cerca de 25 minutos a 100graus e triture de seguida até ficar em puré. Os coentros reservados acrescente no fim. Estão preparados para este desafio? Acompanhem-nos até@ao dia 31, temos ideias deliciosas para vocês #sopatodososdias #desafio #nutricionistas

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Creme de batata-doce e lentilhas com gengibre

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A propósito do desafio #sopatodososdias , hoje trago-vos este Creme de batata doce e lentilhas com gengibre. Espero que gostem!⁠ ⁠ Para 10 doses⁠ ⁠ Ingredientes⁠ ⁠ 4 batatas doces grandes⁠ ⁠ 200g de lentilhas coral⁠ ⁠ 1 alho francês⁠ ⁠ 1 cebola⁠ ⁠ 3 dentes de alho⁠ ⁠ 2 rodelas grandes de gengibre fresco⁠ ⁠ Azeite⁠ ⁠ Sal dos himalaias (usei este)⁠ ⁠ Pimenta⁠ ⁠ Preparação⁠ ⁠ Num tacho coloque as batatas doces descascadas e cortadas em bocados, as lentilhas, o alho francês ás rodelas, a cebola ás rodelas, os dentes de alho e o gengibre.⁠ Cubra com água, tape e cozinhe em lume brando durante 30 minutos.⁠ Desligue o lume, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite e triture até obter um creme.⁠ Sirva polvilhando com sementes de abóbora e um pouco de azeite.⁠ Declaração Nutricional aproximada por 100g: Valor Energético: 127 kcal/ 535 kJ; Lípidos: 0.9g, Dos quais ácidos gordos saturados: 0.14g; Hidratos de Carbono: 25.3g, Dos quais açúcares: 1.9g; Proteína: 3.4g; Fibra: 3.5g; Sal: 0.18g⁠ ⁠ ⁠ #alimentecaosaudavel #nutricao #nutricionista #alimentacaofuncional #emagrecimento #perdadepeso #nutri #instagood #food #foodie #receita #receitasaudavel #saude #bemestar #healthylife #vidasaudavel #fit #fitfood #fitfam #biologico #vegetariano #lowcarb #instafood #instameals #healthyfamily #realfood #organicfood #wholefoods #comidasaudavel

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Creme de tomate e beringela assados

https://www.instagram.com/p/CGCOs0uAG1I/

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