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Um batido com muita fruta não é saudável, saiba porquê

Um smoothie por dia e não sabe o bem que lhe fazia… salvo quando comete estes erros comuns (e que fazem ganhar uns quilos extra).

Práticos, saborosos e nutritivos, os smoothies assumem-se como uma das principais tendências alimentares da atualidade. Mas, serão uma opção assim tão saudável como o desejado? Nem sempre.

O lado saudável de um smoothie – seja em modo de papa ou sumo – “fica sempre muito em questão, pois depende da maneira como é feito”, explica a nutricionista Raquel Cruz. A má combinação dos ingredientes é o erro mais comum e, em alguns casos, pode mesmo ser a causa para a dificuldade em perder peso – mesmo quando se segue um estilo de vida ativo e saudável, acrescenta a nutricionista.

“Muitas pessoas chegam a consultas e dizem que preparam um smoothie apenas água e quatro peças de fruta. Mas isto não é saudável!”, alerta a especialista. “Um smoothie saudável tem de ser aquele que não tem muita fruta. Até porque tudo o que é fruta tem açúcar, tem frutose. Ora, tal açúcar, em excesso no nosso corpo, é metabolizado e transformado em gordura, principalmente abdominal”, explica.

Mas a fruta também é aliada – até mesmo num smoothie!

“Se for uma pessoa com retenção de líquidos, recomendo o abacaxi, o kiwi, a ameixa. Se for para queimar mesmo gordura abdominal, o abacate é uma fruta anti-inflamatória que faz todo o sentido usar. Depois, há alguns antioxidantes, como os mirtilos, os morangos e a melancia, que não dispensam a junção de um legume, de uma fibra solúvel e de um superalimento”.

Na prática, enaltece a especialista, tudo depende da escolha acertada dos ingredientes e para lhe facilitar a vida, Raquel Cruz dá a conhecer os erros a evitar e os passos a seguir.

Clique nas imagens acima e aprenda a fazer um smoothie amigo da saúde e da boa forma física.

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