Menu
Inicio Saúde Uma simples bebida energética é capaz de fazer isto

Uma simples bebida energética é capaz de fazer isto

A ciência volta a apontar o dedo ao impacto que uma simples bebida energética pode ter na saúde. Desta vez, as consequências encontradas são imediatas.

bebida energética
iStock

Quando pensamos em bebidas energéticas, pensamos quase automaticamente num boost de atividade no nosso organismo, numa espécie de carga energética que nos deixa imparáveis. Mas, quando pensamos em bebidas energéticas, temos de começar a pensar em três aspetos concretos: açúcar, cafeína e coração.

Segundo um recente estudo da Escola de Medicina do University of Texas Health Science Center, nos Estados Unidos, as bebidas energéticas são de tal forma uma bomba de açúcar e cafeína que uma simples unidade é capaz de contrair os vasos sanguíneos e aumentar o risco de ataque cardíaco.

A conclusão surgiu depois dos cientistas terem analisado 44 jovens na casa dos 20 anos, saudáveis e não fumadores. Para o estudo, foram analisados os vasos sanguíneos de cada participante antes e 90 minutos depois de terem ingerido uma bebida energética de 500 ml.

Antes do consumo desta bebida tão popular entre adolescentes, os vasos sanguíneos de cada um dos participantes estavam, em média, com 5,1% de diâmetro, valor que caiu para os 2,8% após a ingestão da bebida.

Para os investigadores, o impacto imediato de uma simples bebida energética é preocupante, especialmente por estar associado a um maior risco de ataque cardíaco. Além disso, o consumo regular deste tipo de bebida, e muito por culpa da quantidade elevada de açúcar que tem, pode estar associado ao aumento de peso, gordura acumulada e até diabetes.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/treino/fruta-tao-eficaz-as-bebidas-desportivas-na-recuperacao/

Brand Story