Menu
Inicio Living É a sexta-feira 13 um dia de azar? Ciência responde

É a sexta-feira 13 um dia de azar? Ciência responde

sexta-feira 13

Sexta-feira 13. Sim, hoje é um dos dias mais temidos do ano.

Há quem não se vista de preto e há quem se faça acompanhar de um crucifixo. Há também quem não passe por baixo de escadas e quem, mais do que nunca, fuja a sete pés de gatos pretos. E há quem acredite que Eva levou a maçã a Adão numa sexta-feira 13.

Hoje poderia ser uma sexta-feira como tantas outras, não fossem as superstições falar mais alto.

Espelhos, escadas, talheres… tudo serve para pensar no azar. Mas o que é que a Ciência tem a dizer sobre o azar associado a este número e ao facto de se aliar a uma sexta-feira?

 

Sexta-feira 13 aos olhos da Ciência

Apesar de ser um tema comum um pouco por todo o mundo, a sexta-feira 13 é ainda um tema pouco estudado pela ciência.

E não é difícil perceber o porquê: A origem das superstições e de todas as teorias em torno da sexta-feira 13 permanecem incógnitas. O que se sabe não passa de um diz que disse e de um conjunto de situações combinadas e associadas. Mas a verdade é que essas teorias – para muitos, mitos – continuam enraizadas e passam de geração em geração e até mesmo os menos ‘crentes’ passam a acreditar.

Esta foi a conclusão de um estudo da Universidade de Chicago realizado em 2015.

Na investigação concluiu-se que até mesmo os adultos emocionalmente estáveis e com formação académica acreditam em superstições. E mais: as pessoas sabem que são pensamentos irracionais, mas, mesmo assim, mantêm-se fiéis aos mesmos.

Mesmo acreditando que determinadas teorias sobre o azar não fazem sentido, as pessoas deixam-se levar e acabam por ser influenciadas na forma de pensar e agir.

No livro Believing in Magic: Psychology of Superstition, o psicólogo Stuart Vyse defende que ao fazer jus a uma superstição sentimos controlo nas nossas ações. Ou seja, ao sermos supersticiosos acreditamos que escapamos da má sorte.

E por falar em má sorte ou azar, porque é está o número 13 associado e não outro? Segundo a numerologia, o 13 é facilmente ligado aos maus acontecimento dar seguimento àquele que é visto como o número perfeito.

12 está presente nos meses do ano, nas constelações do Zodíaco e até mesmo nos ponteiros do relógio. O 13 está, digamos, a mais e, por isso, é por muitos renegado.

 

É a sexta-feira 13 um dia de azar?

Não se sabe, pois há um aspeto a não esquecer: a coincidência.

O número 13 é para muitos um sinal de sorte ou azar, dependendo do que acontece nessa data. Contudo, os mitos e relatos associados a este número fazem com que a sua conotação seja mais negativa do que positiva.

Curiosidade WH: Sabia que a triscaidecafobia é o medo do número 13?

Brand Story