Menu
Inicio Beleza Para que serve a água na cosmética?

Para que serve a água na cosmética?

água

O uso de água na formulação de produtos cosméticos e de cuidado pessoal não é de todo uma novidade, mas continua a ser um dos principais segredos da indústria. E facilmente se percebe o porquê.

Além de ser uma fonte de hidratação por excelência, a água e o único ingrediente naturalmente não tóxico ou químico, tornando, por si só, o cosmético final mais apelativo para a nossa pele.

Mas o seu poder vai além de hidratar a pele.

 

Água como base da formulação

A base das bases do uso da água na cosmética deve-se, sobretudo, à sua função de solvente, que faz com que determinados ingredientes e compostos fiquem aptos para entrar em contacto direto com a pele de forma regular e continuada.

Presente em loções, cremes, géis, maquilhagem e outros tantos produtos de higiene e beleza, a água destaca-se ainda pelo poder de limpeza que oferece – sendo a principal aliada nos desodorizantes ou desmaquilhantes, por exemplo.

A emulsão de um creme é também possível apenas graças à água, que faz frente aos óleos usados na formulação do produto e, com isso, dá vida a um emoliente. A densidade desse mesmo emoliente depende da quantidade de água e de óleo usada, podendo não ser dividida em partes iguais.

É comum alguns produtos apresentarem a percentagem de água logo no rótulo e tal acontece quando pretendem mostrar o quão pura é a fórmula final (embora a presença de químicos seja uma realidade e importante para reduzir o risco de toxicidade e para manter a validade e qualidade do produto).

Mas se pensa que um produto que se rotula como 90% natural à boleia da grande quantidade de água não passa de uma estratégia de marketing, engana-se.

A grande quantidade desta ingrediente serve para filtrar determinados minerais e para acelerar a eficácia de alguns ingredientes ativos (como estes), em particular daqueles que são hidrossolúveis, como é o caso das vitaminas do complexo B e da vitamina C (um dos nutrientes mais usados na cosmética pela eficácia antioxidante e anti-envelhecimento que oferece).

 

Mais do que um tipo de água

Nos dias que correm algumas marcas vão mais além da água tal como a conhecemos e optam por tornar protagonistas a água termal (que apresenta um pH mais amigo da pele), a água micelar (constituída por micelas que promovem uma limpeza mais eficaz) e a água de frutas, vegetais e plantas (como é o caso da água de uva ou de rosas).

Todas estas versões são vistas como otimizadas, podendo oferecer à pele propriedades calmantes, refrescantes e nutritivas – tal como os face mist fazem.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/beleza/fixadores-maquilhagem-mala/

Brand Story