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Será que tem mesmo de parar de comer pão para perder peso?

Não há dúvida nenhuma que a maior parte dos portugueses exagera no pão mais do que deveria, mas será que o temos de excluir da nossa alimentação?

pão
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O termo “hidratos” pode ter-se tornado sinónimo de pão e massa, mas, na realidade, encontram-se numa variedade de alimentos, deste verduras a aveia e lentilhas.

Não há dúvida nenhuma que a maior parte dos portugueses exagera no pão mais do que deveria, o que não invalida que o mesmo tenha de ser excluído de um plano alimentar saudável. Na verdade, o maior problema está na quantidade.

Segundo a nutricionista Iara Rodrigues, “podemos comer duas fatias de pão ao pequeno-almoço, mas depois temos de ir monitorizando o consumo deste alimento ao longo do dia”.

Sabemos que ainda existe uma cultura em que à refeição principal deve existir pão para molhar no molho e, depois, a meio da tarde, voltamos a comê-lo. “a quantidade é que vai fazer a diferença”, refere a nutricionista.

Segundo Marta Neves, nutricionista no Nutrialma, em Lisboa, “a chave da perda de peso saudável passa por fazer restrição calórica e aprender a comer de forma equilibrada, sem eliminar nenhum grupo alimentar”.

Algumas das pessoas mais saudáveis do mundo comem muitos hidratos de carbono:
apenas 4% dos japoneses são classificados como obesos, embora o arroz e a massa sejam
comuns na sua alimentação.

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