
Ter um metabolismo lento pode colocar em risco todos os esforços para emagrecer. Demora mais tempo a ver resultados e pode precisar de umas ajudinhas extra, além da sua motivação e de tentar comer melhor. Sem esquecer a importância de se aplicar no ginásio, já sabe.
Mas será que tem um metabolismo lento? Descubra abaixo!
Tendência para o aumento de peso?
Uma pessoa com um metabolismo lento deverá ingerir uma menor quantidade de calorias, caso contrário, terá tendência para o aumento de peso. Mesmo estando a fazer uma alimentação equilibrada, cada pequeno erro alimentar terá um efeito maior no seu peso.
Vontade de ingerir doces ou outros alimentos mais calóricos?
Uma vez que o metabolismo determina a forma como o organismo utiliza a comida ingerida, quando esta não é convertida em energia é armazenada sob a forma de gordura. O metabolismo lento não aproveita de forma eficaz toda a energia ingerida nos alimentos, induzindo mensagens de saciedade alteradas ao cérebro, fazendo que sinta mais vontade de comer em especial doces ou outros alimentos mais calóricos.
Tendência para a obstipação?
Num metabolismo lento, todos os processos corporais funcionam mais lentamente, deste modo também o trânsito intestinal fica comprometido e mais rapidamente a pessoa sofre de obstipação.
Sensação constante de cansaço e mudanças de humor?
Tendo em conta que a conversão da comida em energia está longe do desejado, a pessoa poderá sentir uma sensação de cansaço constante sem motivo aparente, assim como mudanças de humor.
Mais fome ao final do dia?
Uma pessoa com um metabolismo lento tende a ‘descompensar’ mais no período noturno, sendo depois um círculo vicioso, pois habitua-se a comer mais ao final do dia, o que faz que tenha tendência a aumentar o peso assim como a gordura.
Leia também
Cheat meal? Junte-lhe chia e faça uma receita de outro mundo!