Menu
Inicio Nutrição Estas sementes querem substituir as de chia. Para quando em Portugal?

Estas sementes querem substituir as de chia. Para quando em Portugal?

Sementes são sempre bem vistas para uma alimentação saudável. E nós ‘descobrimos’ uma que ainda não chegou a Portugal mas promete não ficar atrás da chia.

Estas sementes querem substituir as de chia. Para quando em Portugal?

São vistas como superalimentos que prometem ajudar à perda de peso. Também controlam os níveis de açúcar no sangue e fortalecem o sistema imunitário. Falamos das sementes.

E é nas de manjericão que nos focamos. Um ‘novo’ superalimento que se apresenta como cheio de vantagens e obrigatório a se acrescentar à lista de sementes essenciais.

Assim que ouvimos falar desta novidade, a Women’s Health procurou por tais sementes em mercados e lojas de alimentação saudável, mas sem sucesso. Também procuramos saber mais sobre este alimento junto de nutricionistas. Mas para a maioria, as sementes de manjericão são algo novo, de que nunca ouviram falar.

A nutricionista Iara Rodrigues, responsável pela clínica com o mesmo nome, já as conhecia, graças a uma viagem que fez recentemente. “Num dos restaurantes saudáveis por onde passei, havia um prato que trazia as ditas sementes. Perguntei o que era e disseram-me que era algo semelhante às sementes de chia”, lembra a especialista.

E por cá?

Em Portugal nunca as tinha visto, “e acredite que ando sempre a ver tudo”, garante Iara, que assume não haver ainda informação fidedigna sobre as mesmas.

Ainda assim, “se partirmos do pressuposto que o manjericão é uma erva aromática fresca tão valiosa nutricionalmente, faz sentido que a semente o seja ainda mais”.

Por ser uma semente, “terá valores interessantes de gordura ‘boa’, de fibra solúvel e insolúvel e de proteínas vegetais, vitaminas e minerais”, refere.

Como se sabe, a fibra é essencial ao bom funcionamento intestinal, além de nos deixar saciados por mais tempo. Já a proteína é benéfica à reconstituição muscular. Dois exemplos que chegam para argumentar que vale a pena que as sementes de manjericão cheguem a Portugal. Prevemos que será algo que passará a fazer parte da alimentação de muitos os que seguem uma rotina saudável.


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/nutricao/menu-prova-fome-quilos-extra/

Brand Story