Menu
Inicio Saúde Cansada e sem vontade de lavar o cabelo? Este produto pode ajudar

Cansada e sem vontade de lavar o cabelo? Este produto pode ajudar

champô seco

Com a correria do dia-a-dia muitas vezes não temos tempo para lavar o cabelo convenientemente. Nos dias mais difíceis, o champô seco pode ser um aliado poderoso, que nos permite ter a sensação de ‘cabelo lavado’, sem termos de o lavar, efetivamente, com água e uma ou duas doses de champô.

Este champô absorve a oleosidade do cabelo, dando-lhe uma sensação de maior frescura. Para isso basta pulverizar um pouco do conteúdo a, pelo menos, de 15 cm de distância do couro cabeludo e, de seguida, escovar o cabelo.

Tal como os produtos tradicionais, existem champôs secos para todos os tipos de cabelo, desde os mais oleosos aos mais sensíveis.

 

É prático, mas há riscos

Apesar de ser um facilitador da rotina semanal, pode não ser muito boa ideia abusar deste produto. Isto, porque “existe uma maior probabilidade de causar uma dermatite de contacto irritativa, ou seja, de irritar o couro cabeludo e, portanto, de ter mais prurido (comichão) ou caspa”, explica o dermatologista Luís Uva.

Existe um risco acrescido por não usar água”, continua. As probabilidades de desenvolver problemas derivados do uso de champôs secos são maiores, dado que os elementos químicos não são retirados com água, como acontece com os champôs tradicionais.

Apesar de não deverem ser utilizados em crianças, o dermatologista não vê problemas maiores na generalidade da população devido ao champô seco. “Não aparecem, a nível de urgências, pessoas que venham com queixas do champô seco”, continua o especialista que acredita que este é um produto bem tolerado.

 

Utilização moderada

Ao serem legais na União Europeia, falamos de produtos seguros do ponto de vista dermatológico. No entanto, cada pessoa pode reagir de maneira diferente ao contacto do químico com a pele, pelo que deve ter sempre em atenção os sinais de alergia, especialmente se tiver o couro cabeludo mais sensível. O truque é encontrar o equilíbrio. Se não mostrar nenhum sintoma de alergia ou de intolerância, ao champô seco, ele pode ser usado uma vez por semana, mas não devemos cair em exageros.

“É uma questão de se dar bem com o champô e a pessoa vai por tentativa erro”. Luís Vaz diz ainda que, de um modo geral, os portugueses sabem escolher o tipo de champô que usam, mas acabam por ser influenciados pelo marketing e pela publicidade das marcas.

“À partida, são todos bem tolerados, mas há champôs para situações específicas (como um couro cabeludo sensível, ou uma escamação mais grossa que necessite de tirar ou associado a algumas patologias) “, adianta o especialista. Assim, deve ter em consideração o seu tipo de cabelo e se tem o couro cabeludo mais sensível, quando escolhe o seu champô.


Leia Também

https://www.womenshealth.pt/saude/quantas-vezes-semana-as-mulheres-devem-lavar-cabelo/

 

Brand Story