
Não precisa de treinar glúteos 3 horas diárias para ver resultados. Precisa, sim, de optar por treinos eficazes (mesmo que em modo express).
A Women’s Health tem três dicas para partilhar consigo sobre os treinos localizados, só para glúteos – embora algumas dicas sirvam também a outros tipos de treino. Mas, antes da partilha, importa realçar que mesmo que se queira focar em treinar determinada zona do corpo, não descure as restantes. Por exemplo, mesmo que o seu foco seja definir as pernas, dedique pelo menos um treino por semana aos membros superiores (ou alguns exercícios, caso prefira treinos de corpo inteiro). É que o nosso corpo é como uma máquina que precisa de funcionar na perfeição a todos os níveis, por isso, cuide do corpo como um todo.
Mensagem recebida? Então, voltemos ao foco nos glúteos. Eis o segredo, apresentado sob a forma de três dicas, que pode transformar por completo o seu treino de glúteos.
Otimize a sua técnica
Qualidade antes de quantidade. Este é um conselho que pode adotar para todo e qualquer tipo de treino. Não lhe vale a pena fazer 500 agachamentos se a técnica não está lá. Já ouviu algo semelhante em relação ao treino abdominal, não já?
Atente ao esforço
Por outras palavras, se não está a sentir, não está a trabalhar. Não é suposto sentir dores insuportáveis enquanto treino, mas deve sentir que o músculo está em esforço, que está a trabalhar. Demasiado fácil? Talvez precise de uma banda de resistência mais forte, de uma carga mais pesada ou de ‘afundar’ mais o seu agachamento, se for o caso.
Em suma, tem de ativar os glúteos durante os exercícios, tal como ativa o abdómen nos seus treinos de core. Acredite, fará toda a diferença.
Nunca descure do aquecimento
Acha que é só nos treinos com carga que há risco de lesão? Está enganada. Deve aquecer bem os músculos antes de qualquer treino, e o de glúteos não é exceção. Mexa-se, prepare-se para o esforço, divirta-se e… celebre os seus ganhos.