Uma designer de biquínis está a gerar polémica no Instagram por mostrar os bastidores de edição que tornam as fotografias ‘perfeitas’.
Karina Irby publicou um vídeo de um ‘antes e depois’, protagonizado pela própria, que apresenta as várias etapas de um processo de edição que remove imperfeições e ajusta proporções do corpo.
“Apresento-vos o ‘Insta Girl Edit’”, escreve Irby na publicação que se está a tornar viral. “A pele fica mais suave, o rabo fica melhor, os seios ficam maiores, a cintura fica mais pequena. E a confiança online dispara”.
No pequeno vídeo, a designer, de 28 anos, ajusta o tamanho de várias zonas do corpo, ilumina o rosto e suaviza a pele para remover imperfeições. As diferenças são notórias.
Esta é apenas uma das publicações nas quais Irby aparece de biquíni. E este tipo de fotografia é comum no perfil. É que o mesmo é utilizado para promover a marca que a própria assina. Contudo, desta vez, há uma mensagem importante: este tipo de processo de edição pode mesmo ter um impacto negativo na confiança das mulheres.
O impacto das fotografias ‘perfeitas’
“Mas e o que acontece offline?”, pergunta. “Qual foi o momento em que perdemos a nossa confiança de crianças? Quando éramos pequenas não nos importávamos com a nossa aparência e nem sequer nos comparávamos com os outros”.
Airby acrescentou ainda que “a comparação incessante com o outro” acaba por ampliar as inseguranças. Tornam-se portanto menos confortáveis com a nossa própria imagem.
“Quanto mais rápido decidirmos aceitar quem somos, enquanto nos preocupamos menos e menos com as críticas dos outros, mais rapidamente seremos felizes”, conclui. “Acreditem, eu sei. Já passei por isso”.
De notar, por fim, que o post, que já se tornou viral, já foi ‘gostado’ mais de 269 mil vezes.