Menu
Inicio Saúde Esta imagem vai fazê-la pensar duas vezes antes de usar um secador...

Esta imagem vai fazê-la pensar duas vezes antes de usar um secador de mãos

É grande a família de focos de contaminação das casas de banho públicas que, agora, ganha um novo membro: os secadores de mãos.

As casas de banho públicas são conhecidas por serem locais nos quais as bactérias e micróbios são uma constante. Da sanita à maçaneta da porta, é grande a família de focos de perigo que, agora, ganha um novo membro: os secadores de mãos.

É Nichole Ward, estudante de enfermagem na Califórnia, que o demonstra através de uma fotografia de uma placa de Petri, colocada dentro de um secador de mãos na casa de banho pública. Depois de apenas três minutos de contacto e 48h de incubação, o resultado foi este:

“Coloquei o prato aberto num secador de mãos fechado de uma casa de banho pública durante três minutos. Sim, apenas três”, explica Ward na publicação que já se tornou viral na rede social.

Um mundo de bactérias

“Não voltem a secar as mãos numa coisa destas. Trata-se de várias estirpes de fungos e bactérias que, afinal, vão parar às nossas mãos, mesmo quando achamos que estamos a sair da casa de banho com elas limpas”, continuou. Apesar do tom alarmante, Nichole esclareceu que tinha como objetivo alertar para esta realidade, descoberta durante um trabalho que estava a fazer para a disciplina de microbiologia do curso que frequenta.

Em 2011, uma investigação concluía que existem cerca de 19 tipos de bactéria nas várias superfícies de uma casa de banho pública e que é a pele humana a principal fonte de bactérias. Em 2016, uma outra pesquisa, sobre a dispersão de vírus através de três métodos de lavagem de mãos (papel, ar quente e jato de ar), suportava a teoria de que o segundo método pode ser efetivamente nefasto.

O ideal é mesmo prevenir: certifique-se que lava bem as mãos quando sai da casa de banho e opte por prolongar o efeito de limpeza através da utilização de um desinfetante para mãos.


Leia também

Podem as pastilhas dentífricas substituir a escova e a pasta?

Brand Story