Menu
Inicio Uncategorized A saúde oral está relacionada com a performance dos atletas?

A saúde oral está relacionada com a performance dos atletas?

Joana Paiva Alves
De que forma a saúde oral está relacionada com a performance dos atletas?

A alta performance de um atleta é mantida através do equilibro entre o exercício físico, hábitos alimentares saudáveis e uma boa saúde geral. A saúde oral encontra-se aí inserida e em extrema relação com a qualidade de vida de um atleta.

Embora, muitas vezes numa primeira abordagem a saúde oral não seja o que mais preocupa um desportista, torna-se igualmente importante a outra parte do corpo, sendo também um foco de infeções.

A existência de infeções orais pode alastrar-se comprometendo o rendimento do exercício físico. Os problemas da ATM podem também influenciar, alterando os comportamentos posturais que são relevantes tanto na prática de exercício físico contínuo como nas tarefas do quotidiano. Tem sido ênfase de grandes estudos, como um equilíbrio muscular dos músculos da face e posturais podem gerar uma melhor performance desportiva.

O comprometimento da mastigação, da respiração, o aumento do risco de lesões e problemas visuais são outros dos problemas que podem surgir devido a alterações da saúde oral.

Alertar para a estreita relação do desporto com a saúde oral é importante de modo a prevenirmos problemas futuros, focando-nos logo na sua origem.

Torna-se também relevante frisar a importância do uso de goteiras bucais personalizadas em pessoas que praticam desportos mais violentos, prevenindo problemas maiores, como por exemplo a fratura de dentes.

 

A especialista

Joana Paiva Alves, Médica Dentista nº11674

Brand Story