É certo e sabido que o consumo elevado de sal traz consequências sérias para a saúde, como a hipertensão, mas acreditar que o consumo quase nulo deste ingrediente é sinal de saúde é um erro, pois o organismo precisa de sódio para se manter o mais saudável possível.
Além disso, um estudo publicado no ano passado pela Universidade McMaster, no Canadá, vem revelar que consumir sal a menos pode ter o mesmo impacto a nível cardiovascular do que consumir sal em excesso.
Equilíbrio é a palavra de ordem e, segundo a Direção-Geral da Saúde, deve-se consumir 5 gramas de sal por dia (cerca de 2 gramas de sódio).
MITO – O mel é um açúcar 'bom' e por isso podemos comer à vontade.
Aqui entra a velha questão: à vontade, mas não à vontadinha.
Apesar de o mel ser uma opção mais saudável do que o açúcar refinado, este não deixa de ser uma fonte única e exclusiva de açúcar, por isso, o seu consumo deve ser moderado e alternado com outras formas de açúcar mais naturais, como a fruta.
MITO - Só usamos 10% do nosso cérebro.
Esta é uma das ideias mais antigas, mas também das mais erradas.
O mito de que usamos apenas 10% do nosso cérebro foi deitada por terra por um estudo da Escola de Medicina Johns Hopkings, que mostrou que, na verdade, usamos 100% do nosso cérebro, embora as partes mais ou menos ativas variem consoante a tarefa que se está a realizar.
MITO - É impossível ser fit quando temos peso a mais.
De uma forma geral, peso a mais tende a ser sinónimo de saúde a menos, mas nem sempre é assim. Um recente estudo da Universidade de York, no Canadá, revela que é possível ser-se fit (ou fisicamente ativo) e mesmo assim ter uns quilos extra sem que a saúde fique sempre a perder. Na prática, dizem os cientistas, as pessoas conseguem estar em forma (a nível respiratório e de flexibilidade, por exemplo) sem ter de perder peso, contudo, que isto não sirva de desculpa para manter o peso que está a mais!
MITO – Só conseguimos decifrar quatro paladares.
Doce, salgado, amargo e ácido, este são os paladares que mais facilmente identificamos, mas não são os únicos.
Está a ver aquele sabor bem viciante da comida japonesa ou até das batatas fritas que nem sempre é fácil de decifrar?
Pois bem, está perante o umani, o quinto paladar descoberto recentemente pela ciência e que está associado a sabores mais intensos e desejáveis.
Falsas verdades, teorias sem fundamento, mitos. ‘Isto faz mal’ ou ‘aquilo é que é bom’. Quem já acreditou numa teoria nem sempre cientificamente fundamentada, mas que foi dita e repetida por outras pessoas? Todas nós, claro.
As temáticas da saúde, nutrição e estilo de vida são as que mais sofrem com este ‘diz que disse’ e isso pode colocar a nossa saúde em risco!
Numa altura em que a ciência estuda (literalmente) tudo e mais alguma coisa, a Women’s Health foi à procura de algumas das teorias que facilmente passam de boca em boca e que dão vida a verdades quase nunca absolutas e que nada mais fazem do que induzir as pessoas em erro.
Quer mesmo ser mais saudável? Então esqueça estes mitos!