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Saúde à mesa. 10 alimentos para incluir na dieta

Mais forte e mais saudável.

Saúde à mesa. 10 alimentos para incluir na dieta

Ter uma alimentação variada e colorida é a forma mais eficaz de cuidar da saúde a curto, médio e longo prazo.

E a variedade consegue-se com a aposta em várias refeições leves e saudáveis ao longo do dia e com uma lista de compras repleta de novas opções.

Além dos alimentos alcalinos – que prometem devolver a normalidade ao nosso organismo -, existem outros alimentos que são quase imprescindíveis.

É o caso das frutas e dos legumes da época, os alimentos com poder medicinal e os alimentos que atuam como escudo protetor do sistema imunitário.

Mas há mais. A BBC Future reuniu os mais recentes e aprofundados estudos sobre nutrição e listou aqueles que são os alimentos que devem constar na dieta.

Saúde à mesa. 10 superalimentos para incluir na alimentação

10. Salsa seca

Esta especiaria é rica em cálcio.

9. Folha de beterraba

As folhas deste tubérculo são ricas em cálcio, ferro, vitamina K e vitaminas do complexo B.

8. Gordura de porco

Ao contrário do que se pensa, é das gorduras mais saudáveis e insaturadas. É ainda uma fonte de vitaminas do complexo B.

7. Acelga

Uma das melhores fontes de antioxidantes e dos melhores alimentos para quem pretende dizer adeus aos quilos extra.

6. Sementes de abóbora

Além de serem versáteis, estas sementes contêm altos níveis de ferro e magnésio.

5. Sementes de chia

Proteína, fibra e vitaminas.

4. Linguado/solha

Normalmente são livres de mercúrio e apresentam bons níveis de vitamina B1.

3. Peixe-vermelho

Muito rico em proteína e com níveis baixos de gordura.

2. Anona

É rica em açúcar, vitaminas A, C, B1 e B2 e potássio.

1. Amêndoa

Rica em gordura monoinsaturada e uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

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